Arquivo

Boletim Universitário distribuído na UEL é particular, afirma arquidiocese

Redação Lado A 21 de Setembro, 2011 21h43m

COMPARTILHAR


O Boletim Universitário distribuído na Universidade Estadual de Londrina, UEL, e que esta semana causou polêmica por trazer texto que afirma que as relações homossexuais são contra a natureza e que seriam distúrbios, “como doença”, traz entre os colaboradores a Arquidiocese de Londrina, o Jornal de Londrina, além da gráfica Idealiza. Mas o material não é produzido pelo departamento de Comunicação da entidade, informou o assessor de imprensa da arquidiocese. O padre italiano Antonio Caliciotti é quem é o responsável pelo material, apesar de isto não estar apontado no próprio expediente do jornal. O boletim ainda não traz o jornalista responsável pelo veículo, uma exigência legal.


Apesar de frequentar a estrutura da Arquidiocese, por amizade, o religioso é do interior paulista e fundador de uma comunidade em Campos do Jordão denominada Centro Oásis de Valores. O boletim, direcionado aos universitários de Londrina, divulga as atividades de sua comunidade. Segundo pessoas ligadas aos grupos jovens da região, é comum o padre fazer ações de forma independente nas repúblicas da cidade, atuando nas áreas onde as paróquias locais deveriam trabalhar a sua comunidade. Uma pessoa ligada à Arquidiocese chegou a comentar com a Lado A que não entende o que o tal religioso tanto faz na cidade, já que ele é de outra paróquia.


O texto polêmico – de autoria de Mercedes dos Santos Rosa – é altamente sacrílego, já que imputa frases e diálogos, entre elas as falas homofóbicas, a Jesus, apóstolos e sua mãe, Maria, personagens bíblicos. O texto faz parte de uma coluna sobre Vocação, assinada por Mercedes dos Santos Rosa, que segundo o texto é formada em Direito e História. Além de colunista sobre o tema, Mercedes organiza cursos sobre Vocação, um deles anunciados na edição anterior do próprio boletim. Procurada pela Lado A para falar sobre a polêmica, a autora preferiu não comentar e disse que o objetivo do grupo é oferecer uma visão humanística e a polêmica interferiria na proposta do boletim. Segundo Mercedes, a reação extrapolou, e afirmou que o texto não é homofóbico, além de ter sido escrito por pessoas instruídas. A Lado A ligou na Comunidade Oásis e a caseira do local chegou a negar que o padre Antonio Caliciotti pertencesse ao quadro da entidade. O blog do grupo valoresecultura.blogspot.com – do grupo que desenvolve o Boletim Universitário em Londrina, foi colocado esta semana como apenas disponível para convidados.

Leia abaixo o texto polêmico:


Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS