Arquivo

Reino Unido fará consulta pública sobre casamento gay

Redação Lado A 16 de Março, 2012 01h12m

COMPARTILHAR


Durante doze semanas, o governo do Reino Unido questionará a população da Inglaterra e do País de Gales sobre o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo no país. A escócia fez a sua própria pesquisa, com mais de 50 mil participantes. Atualmente, a legislação do Reino Unido reconhece a união por meio da parceria civil desde 2005. O governo do conservador David Cameron é a favor da aprovação do projeto que cria o casamento civil gay, e espera aprovar o casamento gay no país até 2015. A demanda surgiu dentro do próprio partido e tem apoio da oposição. O partido do trabalho apoiou a medida mas criticou a falta de objetividade do governo.

A nova lei deve reforçar a igualdade no país, garantindo o casamento civil, a mudança de estado civil, adoção do sobrenome do cônjuge, entre outros direitos, mas o Estado afirma com a lei que não deverá interferir nas questões religiosas, não obrigando as religiões a celebrarem casamentos gays. Esse abrandamento na igualdade foi questionado, já que as religiões estariam discriminando ao não casarem seus fieis homossexuais.

O assunto gerou controvérsia entre as maiores igrejas do país e membros do partido conservador. O governo montou ainda um site para colher opiniões e depoimentos.  A lei também garante que pessoas que mudem se sexo não precisem terminar com seus casamentos, como acontecia anteriormente. O tesxto da pesquisa pergunta o que deve ser feito mediante a demanda encontrada em que apenas 6% dos LGBTs da Escócia estavam contentes com a atual legislação. E dá-se três opções: Não fazer nada, permitir o casamento e manter a lei de união estável ou substituir a lei anterior por uma que permita o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A pesquisa pública termina no dia 14 de junho de 2012.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS