Arquivo

Nova lei homofóbica de São Petersburgo prende ativistas com cartaz ´Gay é Normal`

Redação Lado A 10 de Abril, 2012 20h01m

COMPARTILHAR


Para testar se a lei aprovada no mês passado em São Petersburgo, na Rússia, vai mesmo afetar a liberdade da comunidade gay, ativistas colocaram dois homens nas ruas da cidade com um papel impresso: “gay é normal”. A experiência aconteceu na última quinta-feira e acabou em prisão.

Os ativistas Alexei Kiselyov e Kirill Nepomnyashy foram presos inicialmente enquadrados na nova lei que não permite a propaganda da homossexualidade para menores de idade. O grupo se posicionou em frente ao Palácio da Juventude Criativa, que concentra muitos estudantes em atividades pós classe. 

Se condenados por fazer propaganda gay a menores, eles poderiam ter que pagar uma multa entre 5,000 e 500,000 rublos (de R$300 a 30 mil). Um promotor da cidade, porém, afirmou que o caso não poderia ser enquadrado na tal lei, então os policiais refizeram a denúncia, acusando os ativistas de resistência a prisão. A nova lei foi criticada por organismos de direitos humanos em todo mundo e o objetivo da ação dos ativistas era denunciar como ela pode cercear a vida dos homossexuais na cidade.

“Não havia nada de propaganda. Era apenas uma afirmação de uma informação científica para a sociedade de que a homossexualidade não é uma doença mas uma forma normal e natural de orientação sexual”, afirmou o ativista Nicolay Alekseyev, para o site GayRussia.ru.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS