Arquivo

Primeiro casamento gay de Curitiba é entre mulheres

Redação Lado A 24 de Agosto, 2012 18h57m

COMPARTILHAR

TAGS


Na manhã de hoje em Curitiba, se casaram oficialmente Verônica Mees e Maísa Teresa Manzi, funcionárias públicas municipais, que vivem juntas há 10 anos. A cerimônia e assinatura da certidão de casamento civil foi realizada esta manhã no cartório de Santa Quitéria e registrada pelos canais de TV locais. A cerimônia demorou apenas 15 minutos e as mulheres estavam vestidas casualmente.

De noite, em um restaurante no tradicional bairro de Santa Felicidade, o casal prossegue com as celebrações religiosas e comemorações. Um pastor da Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), que aceita o casamento homossexual, veio de Maringá para abençoar a união. Lá uma vestirá o tradicional vestido branco, já a outra irá de terno. Oc casal optou por entrar ao som da marcha nupcial.

Elas se tornaram o primeiro casal curitibano a converter uma união estável homossexual em casamento, conforme garantiu a decisão do Supremo Tribunal Federal em maio do ano passado. O acórdão, após aprovação unânime, de duas consultas sobre a legalidade destas uniões, feitos um pelo Rio de Janeiro e outro pela Procuradoria Geral da União, equiparou as uniões estáveis gays com a de casais heterossexuais, o casamento veio na mesma lei que diz que o Estado deve facilitar a conversão destas uniões em casamento. Outros casais de Curitiba aguardam decisão da Justiça. Até o momento, em razão da burocracia, lentidão proposital e falta de informação no Paraná, que sugere preconceito generalizado, apenas dois casais do mesmo sexo conseguiram oficializar seus casamentos civis.

Com o casamento, elas poderão alterar o estado civil em documentos, trocar sobrenomes, pagar impostos em conjunto, adquirir bens e ainda direitos a pensão, herança e entre outros. Elas já haviam assinado um termo circustânciado há algunn anos e feito o registro de união estável em um cartório, no ano passado.

“A vida une as pessoas certas no momento certo. Que este seja o nosso destino, amar, viver e começar cada dia juntas”,  diz o convite super tradicional que traz os nomes dos pais das noivas no topo convidando para a cerimônia.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS