Arquivo

Joinville: Mulher que matou gay em frente a boate Ivyx vai a júri popular em Janeiro

Redação Lado A 13 de Novembro, 2012 21h22m

COMPARTILHAR

TAGS


Um crime que chocou Joinville será julgado em 21 de Janeiro às 13h no Tribunal do Júri da cidade. Rubia Paula dos Santos, 26, conhecida como Binha, matou o homossexual Avair Chinato (foto), de 31 anos, em 31 de julho de 2010 e tentou tirar a vida do namorado da vítima Jairo Olson Waechter, então com 19 anos de idade, após confusão no interior da boate Ivyx Club Mix. O crime aconteceu por volta das 3h da manhã, depois de o grupo ser colocado para fora da casa noturna por seguranças do local.
 
No interior da boate, uma travesti teria atacado com uma garrafada e mordido Chinato sem motivo. Após confusão no interior da boate, que foi fechada na ocasião por falta de documentação e reaberta por meio de liminar, o grupo foi para a frente do estabelecimento, onde o crime foi consumado. Na versão da defesa, conforme questionou a Lado A, os rapazes agrediram a travesti com uma garrafada e Rubia, que era sua amiga, a socorreu, usando uma faca que estava em seu poder contra o rapaz. Na versão da polícia, Chinato teria sido imobilizado pela travesti que até hoje não foi localizada e recebeu mais de uma dezena de facadas por parte de Binha, que seria ainda cafetina de Moniki.
 
A defesa conseguiu ganhar um recurso para remover o agravante e evitar o júri popular em primeira instância, mas a procuradoria recorreu e garantiu que fosse julgado como homicídio qualificado. A defesa irá trabalhar com o fato de não haver provas, apenas as testemunhais, e ainda com o argumento de legítima defesa. Binha está em liberdade desde a pronúncia de seu julgamento, em dezembro de 2010. Diversas testemunhas do caso estão no programa de proteção do Ministério Público. Embora Binha tenha conseguido responder o processo em liberdade por ser ré primária, o MP entende que ela faz parte de uma organização criminosa, contradizendo a decisão da soltura. A direção da Ivyx não quis comentar o caso. Interessados em assistir o julgamento podem se dirigir diretamente ao fórum de Joinville e se inscrever.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS