Arquivo

Jason Collins é o primeiro jogador da NBA a se assumir gay: “Tenho 34 anos de idade. Sou negro. Sou gay”,

Redação Lado A 30 de Abril, 2013 13h57m

COMPARTILHAR

TAGS


Por esta os fãs do famoso time de basquete NBA não esperavam.  Em entrevista a prestigiada revista “Sports Illustrated”, o conhecido jogador de basquete Jason Collins assumiu sua homossexualidade tornando-se o primeiro atleta das quatro famosas ligas americanas a se assumir gay.   Collins tem 34 anos e é conhecido por sua forma agressiva e forte de jogar. Em entrevista, o pivô do time disse não ter intenção de ser o pioneiro “Eu não tinha a intenção de ser o primeiro atleta assumidamente gay em uma grande liga norte-americana. Mas já que sou eu, fico feliz por iniciar o debate”, declarou à revista. 
 
 Para o atleta, a questão de sua sexualidade era um segredo revelado apenas para seu irmão Jarro. “Quando eu era mais jovem eu namorei mulheres e até fiquei noivo. Eu pensei que eu tinha que viver ‘do jeito certo’. Eu pensei que eu precisava me casar com uma mulher e criar filhos com ela. Eu continuei dizendo a mim mesmo que o céu estava vermelho, mas eu sempre soube que era azul”, recordou. 
 
Para Jason ,o recente atentado Boston fez com que criasse coragem para se assumir gay “A recente bomba na Maratona de Boston reforçou a noção de que eu não deveria esperar que as circunstâncias de revelação fossem perfeitas. As coisas podem mudar em um instante, então por que não viver a verdade?”, questionou.  O jogador acredita estar num momento feliz, embora acredite ter todos os requisitos para sofrer o preconceito.  “Eu vou contra o estereótipo gay, e é por isso que eu acho que um monte de jogadores ficarão chocados: Esse cara é gay? Mas eu sempre fui um jogador agressivo, mesmo no Ensino Médio. Tenho 34 anos de idade. Sou negro. Sou gay”, desabafou. 
 
Ainda assim, Jason foi apoiado por muitos de seus colegas de equipe que vieram às redes sociais manifestar seu apoio. O astro Kobe Bryant, ala-armador do Los Angeles Lakers, disse estar orgulhoso: “Orgulho de Jason Collins. Não esconda quem você é por causa da ignorância dos outros”, afirmou o ícone no Twitter. Seu companheiro de Los Angeles Lakers, o armador canadense Steve Nash, também comemorou a revelação: “O tempo chegou. Máximo respeito”, afirmou.
No mês passado, um diretor de um grande clube da NBA anunciou que a empresa Nike, entre outras, estaria interessada em patrocinar um jogador assumidamente homossexual, mas que não havia nenhum. Com isso, Collins pode também se tornar o primeiro atleta abertamente gay a receber um mega patrocínio. O jogador porém está sem time para a próxima temporada e é dono de seu próprio passe. Vamos ver como repercute em sua carreira o anúncio ainda nos próximos meses.
 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS