Arquivo

Última missa do padre excomungado de Bauru após defender gays emociona fiéis

Redação Lado A 30 de Abril, 2013 22h16m

COMPARTILHAR


A missa de despedida do padre Beto ou Roberto Francisco Daniel, que defende os homossexuais, ficou lotada neste último domingo dia 28 em Bauru. A igreja recebeu centenas de fiéis que foram dar o seu apoio ao padre Roberto, conhecido por se manifestar a favor do casamento gay e ir contra aos princípios da igreja católica. Em um vídeo publicado no site Youtube, o padre admitiu a possibilidade de existir amor entre pessoas do mesmo sexo, inclusive por parte de bissexuais que mantêm casamentos heterossexuais. 
 
Ele também questionou dogmas da Igreja. Na missa, o padre afirmou que “para Jesus Cristo não existia preconceito”. O religioso disse ainda “Jesus amava os seres humanos independentemente da condição social, da raça e da sexualidade”. De acordo com reportagem do Jornal a Folha de São Paulo, em torno de mil pessoas lotaram os bancos da igreja, sendo que outras centenas ficaram em pé para assistir a última missa do padre Roberto. O padre irá deixar seus serviços sacerdotais na próxima segunda-feira, quando se reune com o bispo local. Roberto ainda não tem planos para o futuro, mas não descarta reuniões com seus fiéis para orações.

As declarações do ex padre causaram uma resposta rápida na Cúria Romana Paulista que resolveu excomungar, no fim desta segunda-feira, padre Beto também de seu quadro de fiéis. Em 50 anos de diocese em Bauru, é a primeira vez que alguém é excomungado por lá. Com isso, o ex padre não pode receber sacramentos e tão pouco ministrar sua fé. A expulsão foi dada quando o padre pediu seu afastamento na Cúria nesta segunda feira, quando enfrentou um tipo de tribunal eclesiástico. Ele ainda é padre até que o Vaticano envie um documento oficial de seu afastamento. A diocese porém ofereceu seu perdão, caso ele se arrependa de suas atitudes e palavras. 

 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS