Arquivo

17 de maio: Dia Mundial da Luta contra a Homofobia

Redação Lado A 08 de Maio, 2013 18h49m

COMPARTILHAR

TAGS


O próximo dia 17 de maio será comemorado no mundo inteiro, neste dia é celebrado o Dia Internacional contra a Homofobia. A data foi escolhida lembrando da exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990, oficialmente declarada em 1992, com a publicação do CID 10. 

Em todos os países, a data é comemorada com beijaço, manifestações, fóruns, passeatas pela comunida gay, com um único objetivo erradicar a intolerância contra os homossexuais. Aqui no Brasil a data será marcada pela Marcha Nacional Contra a Homofobia, realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e organizada pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), no próximo dia 15. 
 
A Marcha marca ainda uma semana de debates e conferências realizados nas dependências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Em sua quarta edição, a marcha este ano terá o tema “Estado Laico, Democracia e Direitos Humanos” e reforça a necessidade de respeito e democracia perante a população LGBT e atenção especial ao crescimento do fundamentalismo religioso no país. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS