Arquivo

França promulga lei do casamento gay sancionada pelo presidente socialista

Redação Lado A 21 de Maio, 2013 18h06m

COMPARTILHAR

TAGS


No último sábado, dia 18, o presidente da França François Hollande, do Partido Socialista, promulgou a lei que oficializa os casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo no país. Este é o último trâmite para a aplicação da lei a França. Um dia após o Conselho Nacional ter anunciado a aprovação, o texto de Hollande foi publicado no Diário Oficial. A promulgação acabou incomodando a bancada direitista da União por uma Maioria Popular do país que é extremamente contrária à aprovação da lei.
 
Na noite de sexta-feira (17) manifestantes, mesmo sem autorização, se reuniram nos arredores da Praça do Panteão em Paris, o protesto gerou violência e alguns incidentes de desordem. Os opositores ao novo direito declararam que não irão interferir nas manifestações e inclusive já marcaram uma nova manifestação para o próximo dia 26.
 
O presidente Hollande garantiu a ordem no país, “a lei será aplicada em todo o território com plena efetividade e que não aceitará atos que se possam perturbar os casamentos”. Já a prefeitura de Montpellier garantiu que irá agir de acordo com a lei e irá facilitar a realização das uniões civis em todo seu território já a partir do dia 29 de maio.
 
A ministra da Família Dominique Bertinotti estima os primeiros casamentos já no início de junho. A oposição direitista trabalha com a contestação desta lei no Conselho Constitucional a compatibilidade da legislação com a Constituição francesa e o direito internacional. O Conselho por sua vez rebate dizendo que o casamento gay é uma “escolha legislativa”.
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS