Arquivo

Livro infantil sobre paternidade homoafetiva “Mamães e Papais” será lançado em Curitiba

Redação Lado A 05 de Junho, 2013 13h00m

No próximo dia 8 de junho, sábado, das 16 às 19 horas, na Livraria Cultura, no Shopping Curitiba, será lançado o livro “Mamães e Papais” de Emerson Machado. Orientado para crianças a partir de oito anos, o trabalho da Aaatchim! Editorial tem ilustrações de Sebastião Nuvens e tem como assunto principal os relacionamentos homoafetivos entre adultos na visão das crianças. O evento terá ainda com a história sendo contada por Daphine Augustini.

 
De forma singela, o livro narra como o assunto de dois pais do mesmo sexo de uma das coleguinhas da escola é encarado por crianças. “Ninguém deixará de ser homossexual. Com o casamento homoafetivo legalizado ou não, esse tipo de família irá continuar surgindo no Brasil. É algo natural do ser humano querer constituir uma estrutura familiar”, conta Emerson Machado, autor de “Mamães e Papais”. O tabu é explorado de forma delicada e traçando paralelos entre os mais diversos tipos de famílias. Um projeto corajoso e entre os pioneiros no país. 
 
“A energia que eles estão gastando tentando impedir algo que é um direito de todo ser humano – amar e ser amado – poderia ser usada em outros assuntos, como a educação no nosso país que está longe de ser uma das melhores do mundo e, também, os problemas com a saúde pública – que desde sempre passa por dificuldades gritantes”, argumenta o autor.

 

Confira abaixo um trecho do livro gentilmente cedido pelo autor para a Lado A:
 
— Como é ter duas mães, Otávio? — perguntou Taís antes de descer pelo escorregador.
— Normal — respondeu ele assim que caíram numa piscina de bolinhas.
— A Jéssica, lá da minha escola, disse que eu não sou feliz porque eu não tenho mãe. Mas você tem duas só pra você! E eu só tenho pai.
— Você não é feliz? — perguntou o menino sério.
— Sou.
— Então a Jéssica tá errada, né? — sorriu Otávio, acompanhado por Taís. — É que nem quando brincam comigo dizendo que eu não tenho pai. Mas não é verdade… Eu tenho pai, mas parece que ele me abandonou. Daí eu fui para um orfanato. Aí a mãe Daiane e a mãe Priscila me escolheram e me levaram pra casa, pra ser o filho delas.
— Você gosta de ter duas mães?
— Gosto — respondeu Otávio sem hesitar. — Elas cuidam de mim, me dão carinho e não deixam que nada faltem, compram tudo o que eu preciso na escola… É bem legal!
— E você não tem pena das outras crianças que não tem nem dois pais, nem duas mães, nem pai e mãe?
— Eu tenho — disse Otávio. — Porque as minhas mães disseram que tem muitas outras meninas adultas e meninos adultos que queriam ter filhos, mas as pessoas não deixam que eles fiquem com essas crianças não sei por quê.
— E as crianças continuam sem ninguém?
— Sim. Não é triste?
— Muito.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS