Arquivo

EUA: Senado propõe lei que pune homofobia no trabalho

Redação Lado A 12 de Julho, 2013 17h57m

COMPARTILHAR

TAGS


Na última quarta-feira foi aprovado para ser votado no Senado dos EUA um projeto de lei para punir a discriminação no trabalho com base na orientação sexual e identidade de gênero em todo o país. A questão foi bem recebida por republicanos e democratas e deve ser aprovada até o fim do ano.

“Eu penso que a sociedade está ai e a decisão da Suprema Corte nos mostrou que estamos prontos para caminhar por onde não andamos no passado” afirmou o senador de Iowa Tom Harkin, presidente do comitê de Saúde, Educação, Trabalho e Aposentadoria do Senado dos EUA. A pauta é apoiada pela Casa Branca.

Apesar das leis federais proibindo a discriminação por sexo, raça e origem no trabalho, o preconceito contra  a comunidade LGBT ainda é forte no país. Muitos acabam despedidos, não contratados ou sendo recusados a vagas de trabalho por falta de uma lei que promova a igualdade.

A lei ainda promove que empregadores com mais de 15 funcionários usem a discriminação sexual para recusar candidatos a vagas. Uma lei similar apresentada há 15 anos não passou por 2 votos no Senado (50-49). A lei inclui exceção às igrejas, entidades sem fins lucrativos e escolas religiosas, com base na liberdade religiosa.

No país, 22 estados, além do Distrito de Columbia, proíbem a discriminação homofóbica no trabalho e 17 deles a transfobia. About 88% das empresas da lista Fortune 500 adotam política de não discriminação no trabalho e mais da metade delas, 57%, contra a tranfobia em suas contratações, segundo a ONG Human Rights Campaign.
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS