Arquivo

Conservadores da República Dominicana criticam novo embaixador dos EUA por ser gay

Redação Lado A 17 de Janeiro, 2014 18h19m

COMPARTILHAR

TAGS


Após verem vídeo na internet do novo embaixador dos EUA na República Dominicana, evangélicos e católicos do país acusam a diplomacia americana de promover a imposição do casamento gay no país e protestam. “Meu esposo, Bob, e eu temos viajado o mundo todo, desde os confins da Ásia até as lindas praias do sul da Europa. Mas sempre voltamos para a beleza da República Dominicana” diz o casal James “Wally” Brewster e Bob Satawake, juntos há 25 anos no vídeo que criou a polêmica.

Brewster assumiu seu posto na semana passada e obviamente levou seu esposo para a embaixada. O convite de Obama foi aceito no ano passado e se disse honrado com a indicação. Desde o ano passado grupos conservadores da República Dominicana já faziam oposição a indicação e o vídeo deste ano foi encarado como uma provocação, já que o companheiro do embaixador participa naturalmente da gravação oficial. Os maiores jornais locais chamam a atenção de que o diplomata faz boas propostas para o país, e que sua orientação sexual deveria ser irrelevante e sim seu papel e atuação como diplomata.

Para minimizar o choque cultural, o embaixador e seu esposo falam de basebol, esporte do qual são fãs, e é o esporte nacional na República Dominicana. O país não criminaliza a homossexualidade mas não há leis que igualem os seus direitos civiis dos homossexuais e o preconceito ainda é forte nas famílias. Em todo caso, os EUA dão mais um bom exemplo de como julgar as pessoas por seu caráter e histórico e não por sua orientação sexual, promovendo a igualdade de direitos e oportunidades, respeitando o ser humano e o direito ao exercício pleno da cidadania.

Ao não aceitarem esconder a relação, os diplomatas mostram coragem e naturalidade, pois a realidade é que são casados e que não devem ceder ao preconceito alheio.

Confira o vídeo:

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS