Arquivo

Deprimente: Ideli Salvatti é nova ministra dos Direitos Humanos e Maria do Rosário promete lei contra homofobia

Redação Lado A 07 de Abril, 2014 18h16m

COMPARTILHAR

TAGS


Enquanto ministra da Secretaria de Relações Institucionais, a senadora catarinense Ideli Salvatti protagonizou um verdadeiro escândalo no final do ano passado, quando em troca do apoio dos evangélicos à reeleição da presidente Dilma, ousou interferir na votação do PLC 122 na Câmara. A mando do Palácio do Planalto, Ideli telefonou aos parlamentares petistas para que o projeto de lei que criminalizaria a homofobia só fosse à votação depois das eleições deste ano. A informação vazou e queimou a ministra com o movimento gay, ou deveria ter queimado. O projeto acabou não sendo votado e foi inserido na discussão do Novo Código Penal.

Mas, na terça-feira passada, lá estava Ideli Salvatti assumindo a Secretaria de Direitos Humanos. Na ocasião, mais uma vez, a presidente Dilma fez discurso para conter os ânimos dos evangélicos e afirmou que seu governo olha com atenção as “opções religiosas e sexuais” das pessoas. A mesma história e lenga lenga já duram mais de 11 anos do governo PT, que diz que fez mais que os outros nas questões LGBT mas que na prática não fez nada mais do que criar circos e dar dinheiro a ONGs e seus eventos. E na posse da nova ministra, alguns militantes gays sem memória fazendo palanque. O que uns chamam de articulação ou apoio político, facilmente pode-se observar uma relação simbiótica e fisiologista.

Mais surpreendente ainda foi a ex ministra da pasta Maria do Rosário se comprometer a colocar em votação um projeto de lei que criminaliza a homofobia agora que volta à Câmara como deputada. Se como ministra por três anos não conseguiu realizar o fato e foi traída pela própria governança… Ora, será o povo tão burro assim para acreditar? O PT mais uma vez negocia e faz cena. Quer o retorno do apoio dos evangélicos para a reeleição a presidente e, para isso, sinaliza que vai aprovar leis pró gays. Então os evangélicos ressurgem para negociar e novamente colocam os direitos LGBT na geladeira. Foi assim nestes três mandatos. Dizem que apoiam mas não mexem uma palha, o fato é que não há interesse político em se aprovar leis importantes para a comunidade gay. 

O deprimente é ver militantes gays caindo nesse conto do vigário, ou inocência nossa em achar que eles se importam ou tem um pouco de dignidade nessas horas.

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS