Arquivo

Livro Urânios explora lembranças de uma relação gay a três

Redação Lado A 22 de Abril, 2014 17h28m

Três homens adultos, sem nomes, em um lugar qualquer, se envolvem em uma história narrada em Urânios, livro de Roberto Muniz Dias, pela Editora Metanoia, que estréia no próximo mês. O lançamento será na Livraria Blooks, em São Paulo, no Shopping Frei Caneca no dia 02 de Maio, a partir das 19h30.

Unidos pela cumplicidade e confiança, eles dividem uma história de amor profunda e estranha, aprendem a construir algo que poucos imaginaram que um dia aconteceria: um amor a três. O ser humano complica tudo com seus sentimentos mais primitivos: posse, medo e objeção. Em busca da liberdade, se deparam com as possibilidades perdidas, com a rejeição e o acaso, até que tudo desmorona.

As memórias narradas por um artista partem de um item inusitado, um quadro de um galo colorido que resgata o passado, um objeto presente em toda a história e que se torna protagonista de forma bem construída no livro que apela para outras linguagens midiáticas sem cair no convencional literário. O livro é muito bem escrito e desperta a interpretação e crítica, logo, é um bom livro.

O tema, poligamia gay, até agora pouco explorada na literatura, se mostra um tema atual e necessário a ser discutido. Por isso o livro questiona a moral, os costumes, o preconceito redobrado. A obra fala de amor, de encontro e desencontros, mas, sobretudo de mudança e da inexorável ação do tempo, da morte, da distância entre os seres. O ponto de vista, a interpretação da realidade, o amadurecimento, a fuga que nos obrigamos por meio dos medos e bloqueios da mente e se aplicam ao nosso destino, fora de nosso controle. O passado não volta, mas ele nos é vivo até que morre aos poucos.

Como nos explica o autor, o livro fecha uma trilogia de personagens gays com os livros “Adeus a Aleto” e “ Um Buquê Improvisado”. Os dois livros apresentam o estilo do autor e desenvolvem histórias cheias de questionamentos e impasses onde a razão, o tesão e o coração se enfrentam a cada página.

Para conhecer mais do autor e comprar os livros: http://noposthumousparty.wordpress.com/

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS