Arquivo

Croácia aprova união civil para pessoas do mesmo sexo

Redação Lado A 15 de Julho, 2014 21h42m

Uma vitória sem precedentes para os casais gays da Croácia aconteceu nesta terça feira. O Parlamento do Leste Europeu reconheceu a união civil de casais gays por meio de uma nova lei de parceria civil, aprovada por 89 votos a favor e 16 contra. Apesar da lei não permitir a adoção e não ter o valor do casamento, os direitos aprovados equiparam-se ao matrimônio, dando reconhecimento, direitos e estabilidade jurídica aos casais do mesmo sexo no país.
 
A lei foi proposta pelo primeiro ministro croata Zoran Milanovic, que discursou sobre direitos humanos e igualdade. A nova lei dá direito à herança, pensão, inclusão em imposto de renda do parceiro além de inclusão em planos de saúde.

No ano passado, o movimento gay local teve uma grande perda quando, por pressão da Igreja Católica, foi aprovada uma lei que restringia o casamento gay entre um homem e uma mulher. Os religiosos apresentaram 750 mil assinaturas, o país tem 4 milhões de habitantes, pedindo a lei restringindo casamento aos casais heterossexuais.

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS