Arquivo

Mais um casamento gay na Rússia burla legislação e enfurece conservadores

Redação Lado A 09 de Dezembro, 2014 16h42m

COMPARTILHAR

TAGS


As russas Alyona Furvosa e Irina Shumilova casaram na semana passada em São Petersburgo, cidade conservadora da Rússia de onde saiu o presidente Vladimir Putin e a primeira lei estadual contra a propaganda gay, que virou nacional e baniu qualquer menção a homossexualidade e criou um ambiente de violência homofóbica no país. As duas mulheres se casaram por que uma delas nasceu homem e apresentou seus documentos para marcar a cerimônia, em que casaram de branco, com direito a cobertura internacional, em um cartório da cidade.
 
As duas exploraram a brecha na lei que tecnicamente as identifica com homem e mulher, mas o intuito foi prestar apoio aos casais gays que não conseguem se casar e elevar a discussão no país. “Para falar a verdade, é assustador e desconfortável, pois não sabemos o que esperar no futuro”, afirmou uma das noivas para a CNN. Elas afirmaram ainda que o governo já estuda uma forma de proibir estes casamentos. “Eu espero que isso ajude as pessoas a entender que se elas lutam por seus direitos, nós poderemos chegar lá”, afirmou Alyona depois de se casar na presença de amigos, parentes e militantes. 

Os conservadores russos chegaram a afirmar para a matéria da CNN que elas deveriam estar em um hopício recebendo tratamento ou se mudarem no país. 
 

Confira a reportagem da CNN:
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS