Arquivo

Casal militante gay de Curitiba comemora Bodas de Prata

Redação Lado A 17 de Fevereiro, 2015 16h29m

COMPARTILHAR

TAGS


Em 29 de março de 1990, Toni Reis e David Harrad se conheceram em uma estação de trem Londres. Toni, então com 26 anos, vindo de uma família humilde do interior do Paraná, estudante de Línguas na UFPR conheceu David, um inglês de Manchester, 32 anos, sua alma gêmea, e desde então se uniram em uma relação que gerou diversos frutos. Eles fundaram em Curitiba, três anos depois, junto a amigos, o Grupo Dignidade – uma das principais organizações de luta pelos direitos gays no país.

A união ganhou notoriedade nacional quando a ameaça de deportação de David por causa de seu visto os lançou a ser tema do Fantástico além de diversos outros programas de TV. O casal sempre marcou frente pelos direitos negados aos casais homossexuais e assim foi também na adoção de seus três filhos:  Alysson, Jéssica e Felipe, de 14, 11 e 9 anos. Em maio de 2011 eles finalmente se casaram oficialmente em um Cartório de Curitiba logo após a decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu o direito aos casais do mesmo sexoao casamento.

Parte da história do casal e sua luta virou o livro “Direito de amar – A História de um casal gay”, escrita pelos dois e publicada em 1996.
 

Para marcar as bodas de prata, a família fará um jantar em Santa Felicidade para amigos. O evento terá bênção religiosa de uma igreja inclusiva local e ainda fotos do casal ao longo destes 25 anos, decoração especial e tudo como manda a tradição.

Este ano o Congresso Nacional promete discutir o conceito do núcleo familiar. A inédita comemoração do casal junto aos seus filhos mostra o quanto nossa sociedade precisa rever seus conceitos e promover a inclusão das diferentes configurações de família.

Felicidades! O amor sempre vence!

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS