Arquivo

Shibuya, em Tokyo, é o primeiro distrito japonês a reconhecer a união gay

Redação Lado A 01 de Abril, 2015 04h15m

COMPARTILHAR

TAGS


Shibuya, um dos principais distritos de Tokyo, que é dividida em 23 regiões, reconheceu a união entre pessoas do mesmo sexo nesta terça-feira, abrindo caminho para a discussão do casamento gay no país. A prefeitura local emitira um certificado de parceria civil para os moradores interessados em registrar as uniões do mesmo sexo, um marco no Japão.

Alguns casais do mesmo sexo, reunidos do lado de fora da sub prefeitura de Shibuya comemoram a decisão em frente a jornalistas e com faixas a gradeceram a medida decidida em uma assembleia. O país quer até as Olimpíadas de 2020, quando Tokyo será sede dos Jogos, promover igualdade as minorias sexuais. O primeiro-ministro Shinzo Abe já confirmou que o Parlamento deve discutir o assunto mas pediu cautela.

Shibuya concentra uma grande quantidade de lojas de marca, embaixadas e centros de diversão para jovens, sendo um dos distritos de maior fluxo de pessoas e referência jovem. No próximo mês a prefeitura já emitira as certidões que terão validade para comprovação de união e permitir que casais do mesmo sexo tenham direitos como visitar o companheiro no hospital ou alugar imóveis em conjunto. A expectativa é que a medida encoraje outros distritos e cidades a fazer o mesmo.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS