Arquivo

Grandes empresas fizeram doações a parlamentares conservadores do Estatuto da Família

Redação Lado A 16 de Outubro, 2015 18h21m

COMPARTILHAR

TAGS


Uma matéria interessante do site Muda Mais Congresso, publicada no final de setembro, chama atenção para o fato de grandes empresas financiarem indiretamente o conservadorismo no país por meio doações a campanhas eleitorais de parlamentares como os 17 deputados que aprovaram o texto do Estatuto da Família (PL 6583), que define a família como uma instituição formada por homem, mulher e seus descendentes. O controverso estatuto tem como objetivo barrar as conquistas recentes no Judiciário que aprovou a união entre pessoas do mesmo sexo com base na união estável e sua conversão em casamento em julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade da proibição no Supremo tribunal Federal em 2012. 
 
Empresas tradicionais como Seara, Sadia, Perdigão, Ambev Bebidas, JBS (Friboi), Amil, Bradesco, Embraer, Itaú entre tantas outras, que sempre em seus comerciais mostram famílias felizes nos moldes que defende o estatuto, financiaram a campanha de pastores e deputados conservadores que reconheceram um estatuto que exclui todas as novas famílias, como  mães solteiras, filhos órfãos, dois pais, duas mães, padrastos, madrastas, avó e neto, entre tantas outras. O site ressalta que algumas doações não foram diretas aos candidatos mas a seus partidos. Ainda assim é de se questionar até onde essas empresas assinam em baixo das atitudes dos parlamentares que elas ajudaram a eleger.

O Muda Mais Congresso consultou as prestações de contas das campanhas dos candidatos no ano passado e deu nome aos bois. Tem ainda muitas construtoras envolvidas com os recentes escândalos de corrupção entre os doadores. Vale lembrar que o Estatuto, mesmo que não aprovado ainda, já é uma afronta aos direitos das minorias e um incentivador à homofobia e preconceito aos casais do mesmo sexo. As empresas, marcas queridas e grandes anunciantes, deveriam se posicionar melhor sobre a questão e não coloborar com que o modelo de família perfeita de seus comercial se torne norma padrão segundo o excludente estatuto.

 
Confira a lista dos deputados e seus doadores:
 
Aureo Ribeiro (SD-RJ): Bradesco Vida e Previdência S.A; UTC Engenharia, Bradesco Saúde S.A, Construtora Queiroz Galvão.
Anderson Ferreira (PR-PE): Sadia, Perdigão e Seara
Carlos Andrade (PHS-RR): Ambev
Conceição Sampaio (PP-AM): Concessionária Jg Rodrigues E Cia Ltda
Diego Garcia (PHSPR)
Eduardo Bolsonaro (PSC-SP): Construtora OAS e 2 N Engenharia
Elizeu Dionizio (SD-MS): JBS
Evandro Gussi (PV-SP): Granol
Flavinho Silva (PSB-SP): Amil Assistência Médica Internacional S.A
Geovania de Sá (PSDB-SC): Rio Deserto
Jefferson Campos (PSD-SP)
Marcelo Aguiar (DEM-SP): Bradesco, URC, Camargo Correa
Pastor Eurico (PSB-PE): Arosuco, Grupo Via
Pastor Marco Feliciano (PSC-SP): Bradesco, Embraer, OAS, Itaú
Prof Victorio Galli (PSC-MT)
Silas Câmara (PSD-AM)
Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ)
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS