Arquivo

Itália discute legalização do casamento gay e Igreja retira apoio aos conservadores

Redação Lado A 12 de Fevereiro, 2016 18h37m

COMPARTILHAR

TAGS


A Itália é o único país da Europa Ocidental que ainda não conta com uma legislação específica que autoriza o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O projeto de lei está em pauta na nação há algum tempo, com plebiscitos, e grupos organizados indo às ruas protestar tanto contra, quanto a favor do projeto de lei. Vale lembrar que Roma é a sede principal da Igreja Católica no mundo e, também, um centro de conservadorismo dentro do país, o que dificulta muito o avanço nas discussões. Entretanto, uma declaração recente do Papa Francisco pode retirar o apoio da igreja aos grupos contrários. 
 
Após reiterar que não apoia o casamento homossexual, no Sínodo da Família em outubro do ano passado, o Papa Francisco pontuou também que é dever da Igreja ser um espaço de misericórdia e acolhimento, longe de uma instituição que faz julgamentos e aponta o dedo. Por esse motivo, ele afirmou que é dever dos membros da Igreja trabalharem em prol desta. O Papa Francisco pediu para que os bispos parem de interferir nos assuntos legislativos e cuidem dos trabalhos pastorais. Com essa declaração, a representação máxima da Igreja Católica na Itália e no Mundo estaria retirando as influências da religião na discussão sobre a aprovação das leis igualitárias. 
 
O projeto 
O projeto 2081, de autoria da Senadora Monica Cirinnà, busca instaurar uma forma de união registrada em cartório, para tanto é preciso se comprometer a levar uma vida fiel e  de assistência moral e material recíproca. O texto tem mais de 300 emendas e fala, também, sobre a adoção de crianças por casais homossexuais. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS