Arquivo

O Boticário, Janot e Edir Macedo entre os premiados no Oscar Gay 2016 do GGB

Redação Lado A 21 de Março, 2016 14h57m

COMPARTILHAR

TAGS


 
Sempre após a premiação do Oscar, dedicado aos artistas de cinema dos Estados Unidos, o Grupo Gay da Bahia realiza o Oscar Gay, com o intuito de apontar pessoas e instituições que dão apoio aos direitos dos homossexuais e dos seres humanos de forma geral. A premiação acontece há 25 anos e distribuiu o Troféu Triângulo Rosa, em referência ao símbolo usado pelo nazismo, para 37 personalidades e empresas em 2016, entre eles a empresa o Boticário, o ator Bruno Gagliasso e o polêmico bispo Edir Macedo. A ONG também distribui o Troféu Pau de Sebo, para os inimigos de pessoas LGBTQs.
 
Pelo trabalho realizado em 2015, destacaram-se entre os 37 amigos dos LGBT agraciados com o Triângulo Rosa o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, que deu um parecer ao Congresso com um prazo razoável para a conclusão da votação do projeto que criminaliza a homofobia; o Bispo Edir Macedo, uma das decisões polêmicas, visto que a figura não é muito apreciada pela comunidade LGBT, uma vez que a Assembleia de Deus é uma igreja que causa muita dor aos gays, lésbicas e travestis, entretanto, foi premiado por melhorar seu posicionamento. Teve ainda o Boticário, por sua campanha exemplar: os atores Bruno Gagliasso e João Vicente pelo beijo dado contra o machismo e o preconceito e pelo uso de saias, e Fernanda Lima pelo maravilhoso programa “Amor & Sexo”.
 
Já pelo Troféu Pau de Sebo, 16 foram os premiados e destacam-se a Igreja Presbiteriana do Brasil, por ter rompido com a dos Estados Unidos, que celebra o amor entre pessoas do mesmo sexo; o Complexo Militar de Quitaúna, em Osasco, SP, por discrimar uma trans de 18 anos e divulgar suas informações na internet; E a atriz Bibi Ferreira por condenar o casal lésbico na novela Babilônia.
 
Veja todos os premiados:

Troféu TRINGULO ROSA aos amigos dos LGBT
 
1. Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, pelo parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal dando ao Congresso Nacional prazo razoável para concluir a votação de projeto de criminalização da homo/transfobia; Desembargadora Joeci Machado Camargo, por refutar vereadores evangélicos de Curitiba que negavam a condição legal de casamento de LGBT em cerimônia de casamento coletivo; Ministério Público da Paraíba, através da Promotoria de Justiça de Sapé, por pedir o afastamento e exoneração de duas diretoras de Escola Estadual, por preconceito e homofobia contra estudantes lésbica e transexual.
 
2. Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, por declarar que “Jesus incriminou os religiosos hipócritas, não os gays. A IURD sempre aceitou e aceita todos os homossexuais como acolhe todo ser humano do jeito que é”; INRI, que diz ser e se veste como Cristo Reencarnado, por declarar “A opção sexual do ser humano é uma questão de foro íntimo; cabe a cada um, e somente a si, decidir com quem se relaciona.”
 
3. Ministério Público Federal de Volta Redonda, RJ, pelo empenho na apuração de casos de homofobia contra estudantes locais; 2ª Vara Federal do Ministério Público de Natal, por condenar internauta que ameaçou de morte ao deputado Jean Wylys; Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT – CNCD/LGBT, pela portaria que garante o uso do nome social e uso de banheiros femininos por transexuais e travestis.
 
4. Câmara Municipal e 3ª Vara Cível da Comarca de Macapá, AP, a primeira capital da Amazônia a reconhecer o direito do nome social de transexuais e travestis; Câmara Municipal de Londrina, PR, pela celebração do Dia Nacional Contra a Homofobia; 59º Festival Folclórico do Amazonas pela apresentação de cordéis e humor contra homofobia; OAB/Amazonas, pela realização do 2º Casamento Coletivo de 45 casais LGBT.
 
5. Companhia Aérea GOL pela inclusão de casal gay na campanha do Dia das Mães; O Boticário pela inclusão de casais gays na propaganda do Dia dos Namorados; Vale Fértil do Paraná (azeitonas) pela publicidade com casal gay; Sonho de Valsa pelo vídeo com beijo lésbico; Motorola pela campanha “Escolha o Amor”;  Leite de Rosas pela inclusão em publicidade de casais gays e lésbicas;  Mate Leão por defender o beijo gay nas novelas; Avon, por ter convidado cantora transexual como garota-propaganda; OpusMúltipla, de Curitiba, pela  campanha “Igualdade na Veia”, contra a proibição de gays doarem sangue; Master Comunicação de Curitiba pela campanha de prevenção de DST/Aids para gays; Lola Cosmetics, pela campanha publicitária protagonizada por uma mulher trans; Uber do Distrito Federal, pelo patrocínio à 18ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília; Editora Metanoia, RJ,  por seu engajamento na publicação de literatura LGBT de ficção e de não-ficção; Sorveteria Me Gusta Picolés Artesanais, SP, por pedir desculpas pela discriminação homofóbica de um funcionário contra um casal gay.
 
6. Liliane Simões Maestrini, “Lili”, medalhista de bronze no Campeonato Mundial de vôlei de praia de 2013, por assumir e tornar pública sua festa de  casamento com a jogadora Larissa França.
 
7. Galvão Bueno e Pedro Bial por se deixarem fotografar dando “selinho” nos bastidores de especial da Globo; Atores Bruno Gagliasso e João Vicente pelo beijo na boca, por desconstruir o uso de saia por homens e contradizer a  homofobia de seus críticos; cantor Nader por representar romance gay no clipe “Quem Disse?”
 
8. Repórter Gabriela Moreira, em entrevista ao vivo à ESPN, por bronquear  ao vivo torcedor do Palmeiras que chamou os sãopaulinos de bicha; Atriz Giovanna Antonelli, por defender personagem bissexual na novela Em Família: “preconceito não está com nada. Tem que respeitar o amor e a vontade dos outros”.
 
9. Fernanda Lima, do programa Amor e Sexo, por sua postura gay friendly e feminista; Programa Porta dos Fundos, pelo humor politicamente correto com a comunidade LGBT; Humorista Marcius Melhem responsável pelo novo “Zorra”, da Globo, por defender que “o humor tem a obrigação de adotar posturas progressistas e tomar posições, excluindo piadas com conteúdo homofóbico. Vamos ridicularizar quem é homofóbico.”
 
10. Prepara NEM, RJ,cursinho  preparatório gratuito para o ENEM voltado a travestis e transexuais.
 
 
 
Troféu PAU DE SEBO aos inimigos dos LGBT
 
 
1.  Igreja Presbiteriana do Brasil por romper com a mesma denominação dos Estados Unidos, condenando a celebração de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
 
2.  Padre Cleidimar Moreira, de Goiânia, por declarar que homossexualidade é doença e defender a cura gay.
 
3.  Complexo Militar de Quitaúna, em Osasco, SP por discriminar à transexual M.L., 18 anos, que teve fotos e dados pessoais divulgados por um Cabo na internet, após passar pelo processo de alistamento militar.
 
4.  Presídios Evaristo de Moraes, Esmeraldino Bandeira, Instituto Penal Plácido Sá Carvalho e Alfredo Tranjan no Bangu 2, RJ, pelos abusos, discriminações e torturas cometidos contra travestis e transexuais.
 
5.  Universidade Estácio de Sá, campi Norte Shopping e Centro Integrado de Educação Profissional de Duque de Caxias, RJ, por não aceitar o nome social e impedir uso de sanitário feminino por travestis e transexuais no exame do ENEM.
 
6.  Diretora da Escola Estadual Monsenhor Odilon Alves Pedroza, Sapé, PB, por negar matrícula e discriminar um transexual de 15 anos e lésbica de 18anos; Colégio Anglo Leonardo da Vinci, SP, por demitir professora de filosofia que assumiu sua transexualidade.
 
7.  Atriz Bibi Ferreira por “não achar bom” a presença do casal lésbico Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg na novela Babilônia; Cantor Cesar Menotti pela crítica ao beijo de Bruno Gagliasso e João Vicente.
 
8.  21 funcionários do Shopping Barra, Salvador, pelo abaixo-assinado tentando impedir que uma colega travesti de lanchonete do local, usasse o sanitário feminino; Shopping Center 3, SP, por impedir a transexuais ouso do banheiro feminino; Shopping Boulevard Strip Center, Porto Alegre, pelo mau atendimento à agressão física de que foi vítima o artista Rogério Nazari, 64, no sanitário do shopping; Restaurante Shogá Japanese Food, SP, por negar a um casal gay a promoção concedida a heterossexuais; Dona de restaurante na Baixada Santista por ter expulsado do recinto casal gay que trocava carícias.
 
9.  Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo André, SP, em Sacadura Cabral na Av. Prestes Maia, por discriminar travesti recusando o médico chamá-la pelo nome social e o 4º Distrito Policial por não registrar boletim de ocorrência.
 
10. Deputado Eros Biondini, PROS/MG, pelo projeto contra adoção de nome social por transgêneros nas escolas; Prof. José Marcos Rodrigues Vieira, da Faculdade de Direito da UFMG, por  declarações homofóbicas em sala de aula. 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS