Arquivo

Único primeiro ministro gay assumido chega ao Rio com o esposo para prestigiar as Olimpíadas

Redação Lado A 09 de Agosto, 2016 23h49m

O Primeiro Ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, desembarca no Rio de Janeiro para acompanhar os Jogos Olímpicos de 2016. Atualmente, o líder é o único político homossexual a comandar um país em todo o mundo. Nascido em 1973 no pequeno país europeu, Bettel se casou com o arquiteto belga Gauthier Destenay em 2015, em uma cerimônia privada. 
 
Xavier Bettel nasceu em uma família reconhecida pelo talento musical. Filho de uma sobrinha-neta do compositor russo Sergei Rachmaninoff, o político tem também sangue polonês e francês. Cresceu ajudando a mãe com o seu negócio de vinhos e cedo já se envolveu com a juventude democrática do país, chegando à presidência da ala do partido. Formou-se na Universidade de Nancy, na França, conquistando o Mestrado em Direito Público e Direito Europeu.
 
Ele falou publicamente sobre sua orientação sexual apenas em 2008, em uma entrevista de rádio. Naquele dia, a apresentadora pediu que indicasse uma música para a sequencia da programação, e ele escolheu “The Power of Love”, da banda Frankie Goes to Hollywood. Questionado sobre seus motivos, Bettel revelou que havia acabado de entrar em uma nova relação, o que gerou perguntas sobre a dificuldade de administrar as relações pessoas e a vida de político. Ele afirmou que relacionamentos já eram difíceis para pessoas comuns, mas são mais difíceis ainda quando é um relacionamento homossexual. 
 
Desde então os dois apareceram em público juntos por diversas vezes, inclusive fizeram uma visita à Orlando e a boate Pulse para prestar homenagem às vitimas do atentado alguns dias antes de embarcarem para o Brasil, onde assistirão os Jogos juntos. 
 
Casamento
Os dois vivem em uma união estável desde 2010. Por conta disso, o casal esteve junto em diversos momentos importantes da carreira política de Bettel, desde a cerimônia de posse, até as festividades do Dia de Luxemburgo. Mas foi só em 2015 que os dois contraíram matrimônio em uma cerimônia reservada, que contou com a presença do primeiro-ministro belga, Charles Michel e o jornalista Stéphane Bern.
 
Antes de Xavier Bettel assumir o comando de Luxemburgo, o mundo já contou com dois líderes homossexuais: o belga Elio Di Ruppo e a islandesa Jóhanna Sigurðardóttir.
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS