Arquivo

Vereadores de Curitiba negam título de utilidade pública para ong gay

Redação Lado A 09 de Novembro, 2016 20h32m

COMPARTILHAR

TAGS


O Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual, Instituto Dignidade, teve seu pedido de utilidade pública negado em segunda sessão na Câmara dos Vereadores de Curitiba no última segunda-feira. Apesar de já aprovado antes das eleições, a segunda votação foi postergada para depois das eleições, por 25 sessões, depois de confusão montada pela bancada evangélica. O prazo não foi cumprido e a votação pode vir a ser anulada.
 
Por 15 votos contra e 10 a favor, os vereadores desta vez rejeitaram o pedido. O Instituto Dignidade (Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual) é um braço de pesquisa em Educação do Grupo Dignidade, mais antiga ONG LGBT do Sul do país, com 24 anos de fundação e referência internacional na luta pelos direitos LGBT. 
 
A declaração municipal de utilidade pública (014.00024.2015) foi um pedido da Professora Josete (PT) e foi a segunda vez que casa barrou um título para uma entidade LGBT, antes, em 1998, a casa não aprovou o pedido da Associação Paranaense da Parada da Diversidade (014.00005.2009), rejeitada em votação simbólica no dia 23 de março de 2009, também proposta pela vereadora Professora Josete. 

O argumento da bancada evangélica foi de que a entidade quer promover a “ideologia de gênero” e doutrinar as crianças nas salas de aula para a homossexualidade e desconstrução dos gêneros e da família.
 

Josete e o Dignidade pretendem anular a votação ou esperar a próxima legislatura, quando o pedido poderá ser reapresentado. Para Toni Reis, não houve discussão sobre o tema e os vereadores se confundiram na hora de votar. Para a professora Josete, reeleita, trata-se de vingança por conta de sua atuação parlamentar. 

VEJA COMO VOTARAM OS VEREADORES:

Sim
Aladim Luciano 
Bruno Pessuti
Edson do Parolin 
Helio Wirbiski
Jairo Marcelino 
Jorge Bernardi
Paulo Salamuni 
Pedro Paulo
Pier Petruzziello 
Professora Josete
 
Não
Aldemir Manfron 
Chico do Uberaba
Cristiano Santos 
Dirceu Moreira
Dona Lourdes 
Felipe Braga Cortes
Geovane Fernandes 
Mauro Ignacio
Noemia Rocha 
Paulo Rink
Rogério Campos 
Tiago Gevert
Tito Zeglin 
Toninho da Farmácia
Zé Maria
 
Abstenção
Colpani

 

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS