Arquivo

Após matéria, casal gay que ficou desempregado é vítima de comentários homofóbicos em portal

Redação Lado A 21 de Março, 2017 23h19m

COMPARTILHAR

TAGS


Geferson Ribeiro de Souza, de 21 anos, e Daniemerson Brito da Silva, de 27, trabalhavam como auxiliares de estoque na empresa WB Componentes até serem demitidos em novembro do ano passado, exatamente duas semanas depois de se casarem. Os jovens denunciaram o preconceito que sofriam dentro da empresa e, agora, por terem ganhado visibilidade, não conseguem encontrar um novo emprego. O casal também é alvo de homofobia em comentários dos sites de notícias, como G1.com. Comentários homofóbicos em matérias que envolvem homossexuais não é raro.
 
O caso aconteceu na cidade de Goiânia. Depois da denúncia, o casal relata que já entregou mais de 50 currículos e, mesmo tendo participado de dezenas de entrevistas, eram dispensados assim que eram reconhecidos. “Acredito que a gente está sofrendo uma represália por ter mostrado a realidade que a gente viveu, por a gente tentar alertar”, conta Daniemerson à redação do portal G1. 
 
O casal relata que precisou vender boa parte dos presentes de casamento, por conta do desemprego. Mas além disso, os dois precisam enfrentar uma enxurrada de comentário preconceituoso nos sites em que foram noticiados.  O casal está processando a empresa que os demitiu por homofobia por danos morais, uma vez que não conseguiram um acordo na audiência conciliatória. Agora, os dois aguardam por uma nova oportunidade. “Queremos qualquer vaga de emprego, desde limpar chão, de auxiliar de serviços gerais a auxiliar administrativo, qualquer coisa a gente está acatando porque a gente precisa trabalhar”, finalizou Geferson.

 

Comentários homofóbicos
“Mas,realmente ninguém vai querer dar emprego a esses trastes, sem contar que devem ser ruins de de serviço. Só pensa naquilo”, escreveu uma pessoa com o nique de “surreal”, que reforça o estereótipo de promiscuidade.

“O salário do pecado é a morte. Estes anormais são ridículos, processam as empresas onde eles trabalham, aí ficam desempregados, e tem a cara de pa’u de pousar de vítimas. Meus filhos, vocês cavaram seus próprios túmulos. Não são casais porque são dois homens. Esta união de vocês é maldição aos olhos de Deus. Só tem uma solução pra seus problemas, desfazem desta bosta que vocês fizeram, coloca uma coisa em suas cabeças, vocês são homens”, escreveu Terraseca Jesusestávoltando.

 
A falta de moderação em comentários ofensivos e preconceituosos é um dos maiores problemas em portais de notícias. O segundo problema é a possibilidade de anonimato do usuário, o que não permite a identificação para que este seja penalizado de acordo com as normas de convívio digital. 
Por esta razão, muitos portais abandonaram plataformas próprias de moderação e exigem login em redes sociais para que os comentários sejam publicados.
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS