Arquivo

Travestis e transexuais podem usar nome social em cartões de bancos diz BC

Redação Lado A 13 de Abril, 2017 20h25m

COMPARTILHAR

TAGS


Uma portaria publicada no último dia 11 pelo Banco Central no Diário Oficial da União rebate a justificativa que os bancos estão dando a travestis e transexuais sobre a impossibilidade de usar o nome social, uma vez que há a exigência da “identificação completa do depositante”. A portaria explica que a norma não exclui a possibilidade da identificação por meio do nome social.

 
O nome social é aquele usado por transexuais, travestis e pessoas transgêneras quando não se sentem representadas pelo nome dado a elas no momento do registro de nascimento. Em algumas instituições, como universidades públicas, vestibulares, boletins de ocorrência da polícia, já é permitido o uso do nome social, que existe para suprir uma falha do judiciário brasileiro que leva anos para aprovar a mudança de gênero e nome nos documentos de pessoas transgêneras.
 
No documento, o Banco Central afirma que a norma da identificação completa “não impede o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais, inclusive mediante utilização do nome social em cartões de acesso a contas e instrumentos de pagamento, em canais de relacionamento com o cliente, na identificação de destinatários de correspondências remetidas pela instituição financeira, entre outros, bem como no atendimento pessoal do cliente”.
 
Dessa forma, basta a pessoa fazer a exigência junto ao seu banco e agência. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS