Arquivo

Conheça Torremolinos, o destino turístico gay do momento na Espanha

Redação Lado A 08 de Dezembro, 2017 19h17m

COMPARTILHAR

TAGS


Torremolinos é uma cidade espanhola, no estado de Andaluzia, conhecida como destino LGBT. Com bandeiras de arco-íris espalhadas pelas praias, bares e hotéis a cidade se tornou o principal ponto de turismo LGBT, e como tal, movimenta com sucesso a economia local. 
 
A apenas 12 quilômetros de Málaga, Torremolinos fez diferente da cidade vizinha que mantinha um conservadorismo em relação à comunidade LGBT. Graças às portas abertas para esse público foi que a cidade deixou de ser um simples destino turístico visitado durante temporadas para ser um próspero fornecedor de lazer e cultura gay na Costa do Sol. 
 
Os empreendimentos de hotéis e restaurantes fazem questão de demonstrar seu apoio à população LGBT, sendo um dos poucos destinos onde esse público pode se sentir realmente a vontade. A cidade viu uma resposta positiva nessas ações, pois, de todos os públicos, os LGBT é que gastam mais. 
 
Simples ações como tratar todos os turistas com excelência fizeram da cidade um referencial. Mesmo os estabelecimentos que não escancaram a simpatia com os homossexuais, os acolhem de maneira absurdamente cordial. Bares como o de Charles Clothier, que veio de Londres para trabalhar no litoral espanhol foi um dos empreendimentos que conheceram o sucesso. “A comunidade gay é muito aberta. Eu não quero chamar meu bar de um “bar gay” e excluir qualquer um. Quero que todos possam entrar e se divertir.”, diz o proprietário do Bar Arcos.
 
 A Espanha carrega o estigma de território machista, o que causa ainda mais surpresa aos visitantes de Torremolinos que são bem acolhidos, independente de sexualidade ou gênero. O bar Toni, criado em 1962, mantém seu atendimento acolhedor para todos mesmo tendo nascido em uma época conservadora. Entre 1936 e 1975 a Espanha esteve sob a ditadura de Francisco Franco, que mesmo não sendo a favor de uniões homoafetivas, fez vista grossa aos primeiros empreendimentos voltados a esse público, pois percebeu que rendia bem em termos econômicos. Vale ressaltar que, nesta mesma época, em outros locais da Espanha, os homossexuais eram presos e até mesmo executados. 
Em 2010, Torremolinos estreou seu evento anual, a Expo Gay. Em sua primeira edição, o evento trouxe à cidade mais de 15 mil visitantes que vieram prestigiar uma feira de exposições com temas LGBT. Em 2015, a cidade acolheu o Dia Internacional das Travestis e promoveu celebrações de Orgulho Gay. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS