Notícias

Liminar do STF suspende lei de Paranaguá que proíbe discussão de gênero e orientação sexual nas escolas

“Não tratar de gênero e de orientação sexual no âmbito do ensino não suprime o gênero e a orientação sexual da experiência humana, apenas contribui para a desinformação das crianças e dos jovens a respeito de tais temas, para a perpetuação de estigmas e do sofrimento que deles decorre. Por óbvio, tratar de tais temas não implica pretender influenciar os alunos, praticar doutrinação sobre o assunto ou introduzir práticas sexuais.



Parada do Orgulho LGBT de São Paulo se renova e mostra a importância de ir para a rua

Com o lema "Independente de nossas crenças, nenhuma religião é lei. Todas e todos por um estado laico", a 21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo reuniu uma gama de artistas e mais de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista neste domingo. O evento que a cada ano conta com mais empresas apoiando atraiu milhares de turistas para a capital paulista e chamou atenção para um tema de grande importância: o respeito. A religião é apontada como uma das maiores fontes de preconceito homofóbico e por isso foi a pauta escolhida como tema para este ano.



Serial killer de Goiânia manteve encontros com as primeiras vítimas homossexuais

Entre 2011 e 2014, o vigilante Tiago Henrique Gomes da Rocha, agora com 29 anos assassinou ao menos 39 pessoas na capital goiana, na maioria delas mulheres, mas seus primeiros homicídios foram de homossexuais. Conhecido como serial killer de Goiânia, o homem que está preso desde outubro de 2014 e já foi condenado a mais de 600 anos de prisão por 28 dos crimes já julgados, contou em entrevista para o programa de TV Câmera Record, na semana passada, que chegou a frequentar a casa de algumas de suas vítimas. 



Caso de professor morto em Curitiba expõe crime comum contra não assumidos

Gabriel Mateus Belinski, 21 anos, atraiu o professor de Biologia da rede pública Flávio Ávilla, de 53 anos, até a sua casa no bairro do Boqueirão onde ele e um menor mataram o docente no último dia 06, terça-feira. O corpo foi encontrado às margens da BR 277, em São José dos Pinhais, na sexta-feira, três dias após o crime. Assassino e vítima viviam vidas duplas, expostas após o crime.  



Exposição em shopping de Balneário Camboriú celebra diferentes formas de amor

Para comemorar o Dia dos Namorados, o Atlântico Shopping, de Balneário Camboriú, exibe até o dia 21 de junho a exposição fotográfica “O elo que nos une”, assinada pelo fotógrafo Alan Vieira, especialista em fotos de casais. São oito imagens que compõe a exposição é possível ver a luz natural preencher as fotografias, trazendo mais volume e profundidade de campo. A intenção, segundo o fotógrafo, é transmitir o amor universal. 



Simpósio de Diversidade Sexual em Maringá gera celeuma e pedido de informações

Só faltou a ala conservadora pedir uma CPI para averiguar o Simpósio de Educação Sexual que ocorreu na UEM - Universidade Estadual de Maringá, em abril. Depois que imagens publicadas no site da Universidade chamam atenção por mostrar cenas de uma performance artística foram publicadas em outros sites esta semana, com ponderamentos desmedidos, por quem nem assistiu ao espetáculo, conjecturando que a universidade estaria abusando do seu papel educativo.



Livro narra saga emocional de homens gays que ficaram no armário e se casaram com mulheres

O livro “Coragem de ser – relatos de homens, pais e homossexuais” traz quinze relatos de pais de família homossexuais. O que os liga é o fato de terem filhos, ex mulheres, e terem vivido dentro do armário talvez tempo demais, se é que é possível julgar o tempo de cada um. A dor da revelação, a auto descoberta e os relatos das pressões que os fizeram tentar sufocar as suas verdadeiras essências marcam o livro publicado pela Editora GLS que conta com organização e autoria da psicóloga Vera Morais e do ativista Fabio Paranhos.




Após homofobia em bar, ativistas fazem protesto com beijaço

O professor de inglês Diego Nunes, 27 anos, escolheu o Bar do Ceará, no Centro de Curitiba para tomar uma cerveja  quando ele e o companheiro foram hostilizado após trocarem um beijo. “Aqui não heim”, teria dito o atendente com um soco sobre a mesa em que estavam. Atônitos, os rapazes terminaram a bebida e foram embora. O fato ocorreu na noite desta segunda-feira, dia 05 de junho. O Bar fica próximo a Catedral de Curitiba com a igreja matriz em um extremo da rua e a boate gay mais tradicional da cidade na outra, a Cats Club.



Facebook e Instagram criam stickers e mimos para o mês do orgulho LGBT

As empresas de tecnologias estão mais do que espertas na questão da inclusão de LGBTs e há alguns anos preparam surpresas para os LGBTs durante o mês de junho. No último 17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia, as redes socias ganharam stickers e campanhas contra o preconceito. Em junho há um novo apelo para lutar contra a LGBTfobia: 28 de junho, Dia do Orgulho LGBT, em razão da revolta de Stonewall, acontecida em 1969 em Nova York.




Justiça de Taiwan considera proibição ao casamento gay como inconstitucional

No dia 24 de maio, a Corte Constitucional de Taiwan fez história deu o primeiro passo para legalizar as uniões entre pessoas do mesmo sexo na ilha. Apesar da influência da China, a Corte Constitucional considerou que o Código Civil taiwanês, que afirma que o matrimônio é uma união legal de um homem e uma mulher, fere a Constituição. O casamento gay tem apoio do presidente Tsai Ing-wen, que desde maio do ano passado, quando assumiu o comando, manifestou apoio à causa.



Irlanda elege primeiro ministro homossexual assumido

No último sábado, dia 02 de junho, um político carismático foi eleito como primeiro ministro da Irlanda, o médico Leo Varadkar, de 38 anos. Gay assumido desde 2015 e filho de imigrantes indianos, o político é ainda o mais jovem como primeiro-ministro da Irlanda. Ele substitui o premier Enda Kenny nas próximas semanas e se tornou o líder do partido Fine Gael.

Eleito para o Parlamento aos 27 anos, ele é progressista e promete modernizar o tradicional país católico e conservador. Leo assumiu gay quando era ministro da Saúde em um programa de rádio.




Jogadores de time italiano ganham atenção por postarem fotos sugestivas

O lateral direito Patric Gabarrón e o atacante Keita Baldé, do Lazio, da italiana não estão nem aí para as fofocas. Inseparáveis, eles postam fotos para lá de fofas que vem ajudando a quebrar a homofobia no mundo do futebol.
De mãos dadas na piscina, beijos e abraços durantes os jogos, eles são inseparáveis e lindos. Até post com coração e frases como “Te quero” eles postam. Quando começaram a falar que eram um casal, entrou outro amigo na jogada e os incomodados de plantão surtaram.




Madrid tem semáforos com casais do mesmo sexo durante a World Pride

Madrid recebe entre os dias 23 de junho e 2 de julho a World Pride, festival cultural em comemoração ao Dia do Orgulho LGBT que este ano desembarca na capital espanhola. Para receber os milhares de visitantes a cidade encomendou 72 sinais de trânsito para pedestres onde casais gays e lésbicos aparecem separados ao sinalizar vermelho e de mãos dadas quando o sinal fica verde, com direito a um coração.



Advogada trans de Curitiba faz história ao participar de audiência no STF

“Honrada em poder representar o grupo Dignidade em minha primeira sustentação oral no STF, o maior desafio de minha carreira um dia histórico para mim e todas as pessoas trans brasileiras”, postou em seu perfil no Facebook a advogada Gisele Alessandra Schmidt e Silva, gaúcha radicada em Curitiba, ao participar nesta quarta-feira de audiência no Supremo Tribunal Federal e fazer história.



PrEP finalmente chega ao SUS e é esperança para barrar o avanço do HIV

Na segunda-feira da semana passada, dia 29, a Anvisa publicou no Diário Oficial da União o registro e o protocolo clínico para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). O Ministério da Saúde terá até 180 dias para disponibilizar a profilaxia nos serviços de saúde especializados do Sistema Único de Saúde, com prioridade para as populações mais expostas ao risco de contrair o vírus HIV.  Em setembro, em Curitiba, um grande evento sobre prevenção combinada será realizado em Curitiba, onde o programa brasileiro de PrEP deve ser anunciado.



Casa 1 lança cursinho pré Enem em São Paulo

O projeto Casa 1, de São Paulo,  centro de acolhimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), inaugurou um curso preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) gratuito para seus moradores e comunidade. Em parceria com instituições de ensino, 21 alunos foram selecionados a partir de critérios prioritários, como: moradores da Casa 1, pessoas trans, alunos sem casa própria e mães negras. A Casa1 surgiu depois de um financiamento coletivo na internet que arrecadou mais de 100 mil reais.



MPB: Tem beijão gay em clipe que fala de amor entre homens negros

A periferia ganha mais uma voz em defesa da diversidade, com direito a clipe com um raro beijo gay negro. O cantor Gê de Lima, de São Paulo, lançou o "Fotografia", cujo foco é um beijo e o amor entre homens gays e negros. O clipe da música vem para firmar a diversidade de gênero e também racial, e apresenta um artista na busca por seu auto-empoderamento e subjetividade. A MPB ganha mais uma voz contra o preconceito.



Espetáculo com drags faz homenagem a divas e debate com convidados

O Maravilhoso Cabaré das Divinas Divas chega a sua terceira e quarta edições, nos dias 8 e 9 deste mês, quinta e sexta-feira, na Cia dos Palhaços. Desta vez, as apresentadoras e drag queens Juana Profunda e Dalvinha Brandão trazem uma paródia do clássico do terror psicológico “O que terá acontecido a Baby Jane?”, encarnando as irmãs desequilibradas que no cinema foram vividas pelas atrizes Bette Davis e Joan Crowford. A montagem é uma iniciativa do coletivo “Casa Selvática “, de Curitiba.



Páginas