Durante evento em combate à homofobia, a chefe do Centro Nacional de Cuba para Educação Sexual, o CENESEX, Mariela Castro, sobrinha de Fidel, declarou que o país já aprovou 30 operações de transgenitalização – mudança de sexo – e que uma equipe de cirurgiões está sendo preparada na Bélgica para realizar as cirurgias em Cuba.
Segundo Mariela, a decisão de autorizar a mudança de sexo será tomada pelo Ministério da Saúde. “O Ministério de Saúde Pública aprova tudo que pedimos de atenção integral a pessoas transexuais, incluindo a cirurgia de mudança sexual quando for pedido e a pessoa o deseje”, afirmou ela a jornalistas durante um congresso sobre orientação sexual realizado em Havana.
Uma lei sobre identidade e mudanças legais de sexo, também promovida por Castro, está parada por falta de apoio e compreensão dentro da sociedade cubana.
“Depende da capacidade que tivermos de convencer para que seja o mais rápido possível”, disse Castro, que encabeça desde 2004 um programa nacional em defesa dos direitos das minorias sexuais.
A data de início das operações de mudança de sexo ainda não foi determinada.
Cuba está treinando a equipe de cirurgiões que será responsável pelas operações, em colaboração com especialistas da Bélgica, afirmou Castro.
A diretora do Centro Nacional de Educação Sexual disse que seu tio Fidel Castro, afastado do poder desde que adoeceu há mais de 17 meses, está “muito atento” a iniciativas desse tipo.
É possível que o país, referência em medicina, se torne um pólo desta especialidade em pouco tempo, já que atuamente o oriente domina nos resultados e nas técnicas de readequação genital.
SOBRE O AUTORRedação Lado AA Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa |