Redação Lado A | 02 de Junho, 2009 | 11h52m |
COMPARTILHAR |
Você já ouviu falar no filme “For the Bible tells me so”?, que em tradução livre ficaria “Pois a Bíblia me disse assim”, que ganhou desta que no Festival de Sundance em 2007. O documentário traça a história de cinco famílias católicas e protestantes que tiveram que enfrentar seus próprios preconceitos diante da revelação da homossexualidade de alguns de seus membros.
O filme traz o questionamento de alguns textos bíblicos em posição à sua leitura homofóbica. Um dos protagonistas do documentário é Gene Robinson, bispo da diocese de New Hampshire, da Igreja Episcopal. Abertamente gay, o bispo tinha uma relação de 15 anos com seu companheiro, o que intimidava e muito os mais conservadores, e culminou numa grave crise dentro da comunidade anglicana.
Dentre os mais conservadores, estavam 19 bispos que ameaçaram publicamente com um cisma, e a cerimônia de elevação de Robinson acabou marcada por ruidosos protestos, de um lado, e por manifestações de apoio que reuniram cerca de quatro mil pessoas de outro, algo incomum em uma cerimônia religiosa.
Uma das histórias mais fortes do documentário é a de uma mãe que rejeitou sua filha depois de ela lhe ter dito que era lésbica, afastando-se dela até que, nove meses depois de seu último contato por carta, a jovem decidiu tirar sua própria vida.
O documentário mostra ainda algumas condutas ditas “imundas” pela Igreja, como a de “vestir roupas com a mistura de fios”. Essas e outras visões homofóbicas podem ser observadas neste excelente documentário utilizado por muitos inclusive como material de pesquisa. O filme mostra de forma verdadeira e sincera as “sujeiras” muitas vezes escondidas pelas igrejas. Mostra também que sempre há um outro ponto de vista de um mesmo assunto e que questões como racismo e preconceito devem ser cada vez mais abordados, sobre tudo nas igrejas, que pregam amor.
Recentemente utilizado pelo Grupo Dignidade, de Curitiba, em uma de suas reuniões, o filme serviu como ponta inicial para o debate entre mães de filhos gays e demais participantes sempre com o foco no tema homossexualidade. Uma excelente dica para políticos e formadores de opinião. Assista o trailer do documentário no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=ajBR0dq0XXk
O vídeo está disponível em inglês no You Tube, em nove partes: http://www.youtube.com/watch?v=04AVRslVRbY
SOBRE O AUTORRedação Lado AA Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa |
COMPARTILHAR |