Redação Lado A | 13 de Novembro, 2009 | 19h24m |
Na sexta edição da revistinha Tina, lançada esta semana, o personagem Caio diz que “tem um compromisso” e fala ao amigo do lado “Não é, fala aí pra eles”. A insinuação foi suficiente para que os leitores e a imprensa acreditassem que Caio, dito melhor amigo da jornalista Tina, é homossexual. O episódio da edição 6 se chama “O triângulo da confusão” e parece estar fazendo jus ao título. A publicação “Tina” – do mesmo criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa – é voltada ao público jovem e adulto, .
Por telefone com a Lado A, nesta sexta-feira, o famoso desenhista adiantou que ainda é cedo para afirmar qualquer coisa e que a proposta da “Tina” é tratar sobre diversos assuntos, sem levantar bandeiras. Radicalismo, “preferência sexual”, entre outros temas estarão presentes em “Tina” que é voltado a um público acima de 16 anos de idade.
“Eu não teria tanta certeza”, desconversou Sousa. “É uma questão de interpretação”, segundo ele. Maurício de Sousa afirmou ainda que a abordagem foi “suave e tranqüila” e “Já que vocês estão sugerindo, vai ser bom o Caio aparecer novamente”, adiantou. Ele falou que é contra “rótulos”, dando a entender que o personagem fugirá de estereótipos ou nomenclaturas. Uma boa notícia. Segundo Sousa, será verificada a aceitação do público, “conforme a natureza da comunicação”. Parece que a sexualidade de Caio ou se ele sairá do armário não está definido por enquanto.
O novo projeto do mais bem sucedido desenhista em quadrinhos do país é audacioso e tenta levantar questionamentos sociais importantes, levando os jovens a discutirem os mais diferentes temas mensalmente em “Tina”. “Vamos evitar linchamento de estudantes de saias curtas em universidade”, brincou o artista que estava pegando um vôo para a capital paraense.
SOBRE O AUTORRedação Lado AA Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa |