Arquivo

Espécie de gansos apresenta altos índices de homossexualidade

Redação Lado A 24 de Agosto, 2010 22h23m

COMPARTILHAR


Um recente levantamento publicado na revista Animal Behaviour e no site de ciência Live Science constatou que mais de 400 espécies do reino animal apresentam homossexualidade. Esse comportamento sexual se mostrou com grande incidência entre as aves. O Ganso-bravo, por exemplo, apresenta 20% de sua população mundial formada por aves homossexuais.

Para os estudiosos, a relação homossexual entre as aves está tão ou mais desenvolvida do que as dos seres humanos. A publicação afirmou que há registros de casais de aves de machos que costumam até a chocar ovos e criar filhotes de outras aves de sua espécie, os quais ficaram órfãos por algum motivo.

Inicialmente essa realidade foi encarada de forma negativa pelos cientistas, com suspeita de que atrapalharia o ciclo de reprodutor das espécies. No entanto, uma pesquisa da Universidade de Newcastle da Inglaterra concluiu que a homossexualidade das aves não interfere a ponto de ser uma ameaça de extinção.

O que foi apresentado pela pesquisa de Newcastle é que entre as relações dos pássaros, em períodos de acasalamento, os machos também se relacionaram sexualmente com as fêmeas. Sendo, então, bissexuais nessas fases. O estudo ainda revelou que a homossexualidade entre as aves se apresenta em menor escala quando as relações de suas espécies são monogâmicas. Contudo, os pesquisadores acreditam que haja aves exclusivamente homossexuais e que busquem estas relações por algum propósito, ainda que seja para criar seus filhotes na ausência da fêmea ou para demarcar território.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS