A TV Globo cortou um beijo gay entre Homer e o barman Moe no episódio “Todo Mundo Morre um Dia” que foi ao ar na sexta feria dia 16. O episódio mostra ainda cenas de abuso do álcool que também não foram ao ar, devido a classificação indicativa que o desenho recebe no Brasil, que é exibido de manhã e tem indicação livre. A emissora vetou uma sequencia de pouco mais de um minuto que inclui ainda um trote telefônico.
Apesar da justificativa da emissora, em dezembro do ano passado, o Ministério da Justiça, por meio do diretor do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça, Davi Pires, afirmou que o beijo gay, assim como o beijo hétero, não interfere na classificação indicativa dos programas de TV. Já cenas com alcoolismo e manipulação psicológica elevariam a indicação para os 12 anos de idade, mas também não alterariam o horário de exibição.
SOBRE O AUTORRedação Lado AA Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa |