Arquivo

Homocausto: 17 militantes LBGTs foram vítimas da homofobia no Brasil

Redação Lado A 02 de Novembro, 2011 19h08m

COMPARTILHAR


Nas últimas três décadas, segundo levantamento do Grupo Gay da Bahia, houveram mais de 3.500 assassinatos de homossexuais no Brasil, muitos deles provocados em razão da orientação sexual das vítimas. O GGB documentou de 1980 a 2009, 3.196 assassinatos de gays, travestis e lésbicas no país e nos últimos dois anos houve um significativo aumento destes crimes, somando 198 homossexuais assassinados em 2009, 260 em 2010 e este ano deverá chegar a casa dos 300 homicídios.

Entre estes crimes, estão 17 mortes de pessoas que lutavam contra a homofobia em grupos gays organizados, os chamados militantes. O perfil das mortes dos militantes mostra um panorama da violência contra homossexuais no país. Crimes cometidos com requintes de crueldade, geralmente por armas brancas, nas regiões norte e norteste do país. A maior parte dos assassinatos não foi solucionada, e os crimes foram cometidos em situações em que a orientação sexual das vítimas foi fator relevante para a motivação do assassinato.

Segundo o Grupo Gay da Bahia, o 1º militante gay brasileiro foi Claudio Rodrigues, 35anos, bancário e universitário, fundador do Grupo Libertos de São Paulo. Ele foi encontrado em seu apartamento em avançado estado de decomposição em 1982. A morte foi abafada pela família que não queria divulgar que ele era homossexual. O segundo foi José Albuquerque Porciúncula, Ze Popó, 41, de Olinda, Pernambuco, engenheiro e Fundador do Grupo de Atuação Homossexual de Olinda, o Gatho, foi encontrado afogado na piscina de sua casa por um rapaz de programa, em 1995.

A transexual Brenda Lee, que fundou a Casa Brenda Lee para tranvestis com Aids, foi morta a tiros em 1996 em São Paulo. Já em 2002, Alexandro de Jesus Nascimento, 25, professor de inglês e Presidente do Grupo de Homossexuais do Calafate, de Salvador, foi morto a facadas. A lista segue com as mortes de Marcelo Hidalgo, Presidente do GAPA/DF, Brasília,estrangulado e afogado em 2003. Marcos Andre dos Santos, de Tabuleiro, Alagoas, Vice Presidente do Grupo Gay de Tabuleiro, espancado e alvejado por 10 tiros, no ano seguinte.

O presidente da Associação de Gays, Lésbicas e Travestis do Amazonas, Adamor Guedes, 40, foi morto em Manaus, a facadas, em 2005. A travesti Ana Paula de Porto Velho, Rondônia, 46, Presidente da Associação Projeto Vida, foi morta a tiros em 2006. 21 facadas mataram o doutor em pedagogia e professor universitário Luiz Palhano, de Crateús, no Ceará, militante do GRAB, em 2008.

Em 2009, Gabriel Furkim, Curitiba, ex-coordenador do Grupo Dignidade, foi morto e degolado por um facão quando chegava em casa, antes foi torturado. No mesmo ano, Sabrina Drumond, de São Luis, Maranhão, de 40 anos, Presidente da Associação de Travestis e Transexuais do estado, foi morta a facadas. A colaboradora da ATMS, Associação de Travestis do Mato Grosso do Sul, a travesti Sidney Nascimento, foi assinada aos 30 anos, com golpes de tesoura, em Campo Grande, no ano passado. O cabeleireiro Jésio, Jose Aparecido Moreira Souza, fundador e presidente de honra do Grupo Arco-íris de Rondônia, foi encontrado com a cabeça esfacelada, provavelmente o ferimento foi causado por pedradas, também em 2010.

O ano passado ainda houveram mais duas outras mortes, da travesti Camilee Gerin, de Campinas, do grupo Identidade: Grupo de Luta pela Diversidade Sexual. Morta a facadas e pauladas. E de  Iranilson Nunes da Silva, 38 anos, em Itapevi, também no estado de São Paulo, vítima de tiros. A morte mais recente de um ativista gay no país foi a de Carlos Magno Abreu Ferreira (foto), de Macaé, RJ, encontrado morto esta semana em seu apartamento. Ele foi um dos fundadores do Movimento da Diversidade Social, MDS, onde foi diretor sócio-cultural. A família sentiu a falta de Ferreira e, ao arrombaram sua residência, seu corpo foi encontrado com diversas marcas de facadas.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR


COMENTÁRIOS