Arquivo

Primeira astronauta americana revela amor lésbico após morte

Redação Lado A 08 de Agosto, 2012 00h53m

COMPARTILHAR

TAGS


Sally Ride, astronauta de 61 anos, que faleceu nos Estados Unidos no último dia 23, em razão de um câncer no pâncreas, deixou um último pedido. Em carta, ela expôs publicamente sua união de 27 anos com Tam O’Shaughnessy, sua parceira em publicações científicas e nos negócios. Após 17 meses lutando contra o câncer, Ride faleceu em San Diego e sua morte foi tratada com honraria pela imprensa americana.
 
Sally foi a primeira mulher norte-americana a viajar no espaço, 18 de junho de 1983, quando foi ao espaço na missão STS-7 do ônibus espacial Challenger. Em nota, o presidente Barack Obama lamentou a morte da astronauta e afirmou “Sally era uma heroína nacional e um poderoso modelo a ser seguido. Ela inspirou uma geração de mulheres a alcançar as estrelas”.  Depois de Sally, mais de 40 americanas já saíram da atmosfera terrestres em missões da NASA.
 
“A maioria das pessoas não sabia que Sally mantinha um relacionamento maravilhosamente amoroso com Tam O’Shaughnessy havia 27 anos”, disse Bear Ride, irmã de Sally, em homenagem publicada em um site de notícias. Segundo a irmã, as duas nunca esconderam o relacionamento mas apenas as pessoas próximas sabiam do amor entre elas. 
 
 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS