No Domingo, a surpreendente imagem de aproximadamente meio milhão de pessoas protestando pelas ruas de Paris contra o casamento gay correu o mundo. Articulada por conservadores, Igreja Católica, Muçulmanos e Evangélicos, a manifestação pedia que o presidente François Hollande retire o projeto que legaliza a união entre pessoas do mesmo sexo com os mesmos direitos do matrimônio heterossexual.
Os organizadores afirmaram que 800 mil pessoas participaram da manifestação. A polícia contabilizou 340 mil na passeata que seguiu até a Torre Eiffel onde os grupos se convergiram, formando uma imensa massa. A maior parte dos protestantes veio do interior, mobilizados pelos organizadores.
Após a manifestação, uma declaração oficial do Palácio do Eliseu afirmou que o projeto “Casamento para todos será mantido. O projeto passa a ser analisado pelos parlamentares franceses a partir do próximo mês e deve ser votado até o final do semestre.
Para a ministra francesa da Justiça, Christiane Taubira, “Essa lei não tira nada de ninguém e não tem nada a ver com as palavras pai e mãe”, afirmou ela, parafraseando os juízes brasileiros que em maio de 2011 aprovaram a união estável homossexual no país. Ela defendeu o projeto nesta segunda-feira, em programa de TV local.
SOBRE O AUTOR
Redação Lado A
A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa