Cliente sempre tem razão e defendemos nossos leitores. Mas há casos em que defendemos o lado das casas também. Neste fim de semana, três reclamações de clientes em Santa Catarina chamaram a nossa atenção.
1 – Cliente iniciou briga dentro de uma casa GLS chique de Balneário Camboriú, jogou bebida na cara do promoter e alega que foi retirado arrastado pelos seguranças. Ele reclama do excesso de força aplicada que causou hematoma em seu braço e o constrangimento sofrido. Dica: Quem briga e faz bafão perde a razão. A casa irá se manifestar em ofício em breve.
2 – Também em Balneário Camboriú, em uma casa a caminho de Itajaí, um cliente reclama que seu carro foi arranhado pela terceira vez em frente a boate, pelo guardador de carro do estacionamento ao lado. Ele não deu gorjeta e o homem arranhou o carro, acusa o tal cliente. Dica: o barato sai caro. Mas terceira vez? Não procuramos a casa pois entendemos que ela não tem nada a ver com a situação.
3 – Em Joinville, um rapaz promete processar a casa noturna que segundo ele cometeu injúria, constrangimento ilegal e cárcere privado. Ele perdeu a comanda e a casa queria cobrar uma taxa, que ele considerou abusiva, não liberando sua saída. Não sabemos como foi resolvido, mas a dica neste caso e nos anteriores é a mesma: recorra a Justiça e junte provas do que acusa. E, claro, cuide melhor da comanda mas essas coisas acontecem mesmo. A casa não respondeu nossa solicitação de informações.
Antes de exigir seus direitos, é preciso respeitar seus deveres. Os três casos expressam falta de bom senso, pelo menos de uma das partes.