Der Eigene foi publicado em Berlim entre os anos de 1896 to 1932 por Adolf Brand que escrevia maior parte dos textos e poemas do informativo, considerado hoje a mais antiga publicação para o público gay. O título Der Eigene, ou “O próprio”, se refere à obra de Max Stirner, “Der Einzige und sein Eigentum” (O próprio e sua individualidade, 1844). No início o informativo era mais político e refletia a filosofia anarquista de Stirner, mas depois passou a apoiar o partido Social Democrata.
O jornal era mensal, teria mais de mil assinantes que o mantinham e na década de 20 trazia poesia lírica, fotografia, desenhos e outras manifestações artísticas de uma cultura gay pujante. Nomes de peso como Benedict Friedlaender, Hanns Heinz Ewers, Erich Mühsam, Kurt Hiller, Ernst Burchard, John Henry Mackay, Theodor Lessing, Klaus Mann, e Thomas Mann, e artistas como Wilhelm von Gloeden, Fidus, e Sascha Schneider eram alguns dos contribuidores do jornal.
Adolf Brand foi um formidável militante, fundando um pioneiro grupo gay e tirando do armário políticos da época, sendo preso por isso, ainda lutando pela retirada da homossexualidade do rol de doenças, isso quase 70 anos antes do movimento gay moderno e bem sucedido nascer nos EUA.
Apesar do clima libertário, o Paragrafo 175 do Código Penal alemão proibia o sexo entre homens desde 1871. Em 1903, a publicação foi processada pela censura mas saiu ilesa por conta da importância de seus escritores. O mesmo não aconteceu em 1933, quando o III Reich passou a perseguir os militantes dos outros partidos e comunistas, invadindo a casa de Brand e confiscando seus materiais, terminando assim com a história de “Der Eigene” e seu trabalho em prol da liberdade sexual. A história do jornal virou o livro “Der Eigene. Ein Blatt für männliche Kultur. Ein Querschnitt durch die erste homosexuellenzeitschrift der Welt”, de 1981, e muitos trabalhos de Brand foram republicados.
Preso diversas vezes e acusado de sodomia, durante a I Guerra Mundial Adolf Brand serviu e se casou com uma enfermeira. Eles morreram juntos em 1945, Brand aos 70 anos, durante um bombardeio dos aliados da II Grande Guerra contra Berlim.