O jogo final da masculina de Roland Garros, na França, entre os espanhóis Rafael Nadal e David Ferrer, no último Domingo, teve uma intervenção de um grupo de homens mascarados em sem camisa contra o casamento gay aprovado em Abril no país. Trazendo uma faixa pedindo a saída do presidente François Hollande e sinalizadores de fumaça, um dos homens ainda tentou invadir a quadra Philippe Chatrier, onde ocorria o jogo mais importante do Grand Slam.
O jogo estava no final do segundo set quando um grupo auto intitulado ‘Hommen’, em clara referência ao grupo “Femmen” que promove protestos pelo mundo de seios de fora. O grupo, na internet, se diz um ‘símbolo da resistência ao casamento gay’. No torso, eles traziam em inglês a frase “direito das crianças”.
Os seguranças do torneio partiram para cima dos homens assim que fizeram menção de invadir a quadra. Um deles conseguiu se aproximar do campeão Rafael Nadal, que ficou surpreso com o protesto e até perdeu o game mas se recuperou e fechou em seguida por 6 a 2. Sete pessoas foram detidas, cinco outras prestaram depoimentos.
Esta não foi a única tentativa do grupo, durante o último dia do evento masculino, eles interromperam outros jogos e alguns foram colocados para fora da arena. Em um deles, na quadra Suzanne Lenglen, o grupo estendeu uma faixa no topo da arquibancada e acionou os sinalizadores. “Esse tipo de situação é lamentável, mas foi muito bem controlada controlada pelo nossos seguranças. Peço desculpas aos dois jogadores. Na hora, você fica desesperado, mas fomos rapidamente tranquilizados. São todos vagabundos”, declarou o declarou o organizador da 83.ª edição do tradicional evento Gilbert Ysern.
Nadal venceu o terceiro set e se tornou o recordista do saibro de Roland Garros, com oito campeonatos. Roger Federer e Pete Sampras tem sete títulos cada.