Redação Lado A | 01 de Outubro, 2013 | 18h52m |
“É chocante. O Comitê Olímpico Internacional acaba de declarar que a Rússia não está violando a Carta Olímpica – embora as pessoas no país estejam enfrentando prisões, ataques e violência homofóbica”, diz o comunicado enviado aos membros do site All Out, solicitando que assinem um pedido endereçado ao novo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach (foto), para que reconsidere a declaração sobre do COI sobre o evento na Rússia. No próximo ano, a cidade russa de Sochi recebe as Olimpíadas de Inverno.
Segundo os sete princípios olímpicos, lembra o grupo, a Rússia não deveria receber o evento. O Princípio 6 é claro e proíbe qualquer tipo de discriminação. “Toda forma de discriminação contra um país ou uma pessoa, seja por motivos raciais, religiosos, políticos, de gênero ou de outro tipo, é incompatível com a participação no Movimento Olímpico”, diz o regimento Olímpico.
O grupo realizou 33 protestos pelo mundo contra a onda de violência homofóbica que surgiu na Rússia após a aprovação da lei federal que pune propaganda gay a menores de idade. SE o COI não se manifestar para pressionar o país, o grupo passará a protestar mais fortemente contra os patrocinadores do evento, entre eles: Coca Cola, Visa, Samsung, Panasonic, Omega, P&G e McDonalds.
Até o momento, mais de 48 mil pessoas mandaram mensagem para o presidente do COI pelo site.
SOBRE O AUTORRedação Lado AA Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa |