As Olimpíadas de Inverno de Sochi, em Fevereiro de 2014, não contarão com a presença do presidente Barack Obama e nem sua família ou vice. A ex-tenista Billie Jean King, 70, e a jogadora de hóquei Caitlin Cahow, 28, lésbicas assumidas, vão participar da cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno, no dia 7 de fevereiro, e de encerramento, no dia 16 de Março, respectivamente, representando o país. A escolha foi anunciada esta semana, junto com a justificativa do presidente de não ir à Rússia por outros compromissos.
Com forte campanha internacional contra a lei russa aprovada em junho desde ano que bane qualquer menção a sexualidade “não tradicional” a menores de 18 anos, os EUA deram claro recado de discordância da lei e posicionamento contrário a política de Direitos Humanos do país.
“A delegação dos Jogos Olímpicos dos EUA representa a diversidade que é os EUA”, afirmou Caitlin Hayden porta voz do Conselho de Segurança Nacional. “Todos os membros da nossa delegação são distintos pelo histórico no serviço público, ativismo cívico e esportes”, completou ela. O secretário de Estado William Burns, os patinadores de velocidade Bonnie Blair e Eric Heiden, Michael McFaul (embaixador na Rússia), Janet Napolitano (presidente da Universidade da Califórnia UCLA), Robert Nabors (assistente do presidente) e Brian Boitano (patinador artístico), completam a comitiva norte americana.
Em Agosto, Obama declarou ainda: “E se a Rússia não tem atletas gays ou lésbicas em seus times, isso provavelmente fará deles uma equipe mais fraca”.