Arquivo

Pesquisa Aids

Redação Lado A 05 de Fevereiro, 2014 17h56m

COMPARTILHAR

TAGS


Curitiba poderá no segundo semestre receber uma das maiores pesquisas e ações já realizadas sobre Hiv Aids no país para a comunidade gay jovem. Esta semana, pesquisadores brasileiros e norte americanos passaram por pontos na cidade avaliando a possibilidade de emplacar o estudo na capital paranaense. O editor da Lado A, Allan Johan, foi convidado a opinar e apoiar a pesquisa que irá mapear a comunidade de homens que fazem sexo com homens jovens na cidade. 

O estudo será financiado por organismos internacionais e venceu um prêmio do Centers of Deseases Control dos EUA, contará com parceria locais, governamentais, universidades e do Grupo Dignidade. A ação prevê uma primeira fase de questionários e uma segunda com testagem de sorologia e ações de prevenção.

A Aids avança em muitos países na comunidade gay jovem e o estudo pretende apontar os caminhos para diminuir a epidemia. Em estudo semelhante apontou a prevalência de quase 15% do vírus HIV entre frequentadores do Centro de São Paulo. A pesquisadora Dra. Maria Amélia Veras, professora da Faculdade Santa Casa de São Paulo, será uma das coordenadoras do Projeto curitibano e foi uma das responsáveis pelo estudo “Sampa Centro”. Ela esteve na cidade e participou pessoalmente de todas as reuniões para estruturação da pesquisa.

Para o editor da Lado A, é importante que a pesquisa não se concentre em guetos e não ignore a parcela invisível da comunidade gay e de homens que fazem sexo com homens, como as pessoas que não saem à noite. Para o editor, uma comparação com o público heterossexual deve ser feita na mesma pesquisa, para não se reforçar estigmas e estereótipos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS