Arquivo

Lamentável: Casal de lésbicas é abordado depois de beijar em tradicional casa de massas de Curitiba

Redação Lado A 18 de Março, 2014 00h15m

COMPARTILHAR

TAGS


Aconteceu mais uma vez, agora em outro lugar. Um casal de lésbicas que estava neste Sábado na Fabiano Marcolini Alimentari, tradicional casa de massas e pães no Batel, em frente à Praça da Espanha, em Curitiba, foi abordado depois de trocar carinho. Não entendemos o porquê de um beijo causar tudo isso mas o estabelecimento afirmou que o local não permite troca de afeto, não importando se é um casal gay ou hétero. Daiane Krichak, 22 anos, auxiliar administrativa estava em um show na Praça da Espanha e foi com a namorada, que é personal trainer, 23 anos, fazer um lanche, quando foi surpreendida com a norma do estabelecimento.

“Paramos na Marcolini para apreciar a torta de Pistache, uma das especialidades da casa ($ 12,00 a fatia), sentamos em uma mesa, conversamos, degustamos a torta, mas a demonstração de afeto e carinho (como qualquer outro casal) entre eu e minha namorada causou CONSTRANGIMENTO para funcionários e frequentadores do local (como assim anunciou uma das funcionárias), como um convite para nos retirarmos, levantamos, paguei a conta sem mesmo terminar o pedaço de torta e fomos embora.

Sugiro para o estabelecimento que anexe em seu interior placas informativas contendo a seguinte frase: ‘Proibido demonstração de afeto entre casais do mesmo sexo’. Assim evitaria o constrangimento de outras pessoas e evitaria também que essas pessoas não frequentassem o lugar, já que não são bem vindas. ACEITAR É UMA ESCOLHA SUA, RESPEITAR É UM DEVER DE TODOS”, protestou Daiane no Facebook na mesma noite.
 

Conversamos com a gerente da unidade da Marcolini, Sra. Alaíde, que nos informou a existência de uma norma do local que não permite troca de afetos entre seus clientes e que as mesas são dispostas com uma cadeira frente à outra e que as garotas já teriam alinhado as cadeiras lado a lado. Ela informou ainda que soube do caso mas que não detém detalhes mas afirma que o funcionário seguiu norma da empresa. “Seja de qual sexo for, o comportamento não condiz com o ambiente, que é familiar, tem crianças”, justificou ela para a Lado A. Ela explica que a abordagem é padrão para casais que excedem a norma e que o estabelecimento de forma alguma propôs que as clientes se retirassem.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo sexto, parágrafo dois: “São direitos básicos do consumidor: II – a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações”. Ou seja, as normas de um estabelecimento devem ser informadas previamente à compra e valer para todos os consumidores.

Amigas das meninas pretendem fazer um protesto no local e se articulam pelo Facebook mas até o momento nada foi confirmado. Daiane se recupera de uma cirurgia de emergência e não decidiu quais medidas irá tomar sobre o fato.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS