Arquivo

A Opção de Dilma

Redação Lado A 08 de Julho, 2014 17h28m

COMPARTILHAR

TAGS


Por falta de uma boa assessoria ou de desconhecimento com o movimento social ao qual se orgulha de ter entrosamento, o Partido dos Trabalhadores cometeu mais um deslize com a comunidade gay. No programa de governo apresentado pela candidata à reeleição Dilma Rousseff ao Tribunal Superior Eleitoral esta semana aparece o termo “opção sexual”.  “Ainda no elenco de desafios institucionais, a luta pelos DIREITOS HUMANOS se mantém, sempre, como prioridade, até que não existam mais brasileiros tratados de forma vil ou degradante, ou discriminados por raça, cor, credo, sexo ou opção sexual”, diz o texto que foi imediatamente rechaçado pelos militantes do partido que se comprometeu a corrigir a redação.

Em 2011, ao vetar o programa Escola Sem Homofobia, que combateria a homofobia nas escolas, a presidente já usou o termo ao dizer que seu governo não faria “propaganda de opção sexual” ( sic, algo que o governo russo poderia ter dito). A gafe repetida mostra o despreparo da governante sobre o tema. A inclusão do compromisso de campanha desta vez se deu pela ausência dos aliados das últimas eleições, os evangélicos, que nestas eleições não apoiam a candidata no primeiro turno mas devem negociar novamente uma aliança com o partido. ue deverá ceder, assim como vez ao ser chatageada na retirada do Escola sem Homofobia, em troca de apoio na CPI que envolveria o então ministro Palocci.

O termo correto é “orientação sexual”, o termo “opção” sugere que uma pessoa homossexual escolhe por quem tem atração, ou seja, é algo construído oriundo de um comportamento premeditado e não algo inerente à pessoa. O termo “opção” é defendido por religiosos que acreditam que podem reverter a orientação sexual e insinuam que é um pecado ou desvio de conduta.
 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS