Na tarde de hoje, dia 26, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, autoridades e militâncias do estado do Paraná em Direitos Humanos receberam a visita da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, durante evento da Caravana de Educação em Direitos Humanos. Durante a manhã, a ministra conheceu programas da Fundação de Ação Social de Curitiba. No evento ela apresentou o painel “Educação em Direitos e Participação Social na garantia dos Direitos Humanos” e ouviu as demandas de diversos segmentos da sociedade durante o evento.
Ideli citou os avanços do tema dos Direitos Humanos no país e destacou a importância das caravanas, que realiza visitas em todos os estados e promete construir uma rede com conhecimento e especificidades locais nas mais diversas questões da pasta para pautar ações em Direitos Humanos no país e troca de experiências. Curitiba foi a 16ª. Capital a receber o evento que contou com uma mostra sobre o tema e seguirá com um calendário de novos encontros.
O evento realizado no Memorial de Curitiba foi organizado pela assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura. Ideli argumentou que muitos estados e municípios não possuem secretarias de direitos Humanos, o que dificulta as ações federais. Durante o evento, realizado no Dia do Surdo, a ministra protagonizou uma cena curiosa. Enquanto um dos convidados bloqueava a visão do jovem surdo Rafael para a intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) do evento, Ideli se levantou e puxou o homem para que o rapaz pudesse ver a tradutora. Em seu discurso ela brincou “às vezes não conseguimos perceber como o calo aperta no sapato dos outros”.
O evento é nacionalmente coordenado pela Flacso Brasil – Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e Movimento Nacional de Direitos.