Arquivo

Misoginia gay: Alguns gays abusam e forçam a amizade com mulheres em certas situações

Redação Lado A 29 de Janeiro, 2015 05h04m

COMPARTILHAR

TAGS


Quem levantou a discussão foi a revista Advocate esta semana em seu “Op Ed”, em que questiona a atitude de homens gays de fazerem comentários e pegarem em mulheres justificando ao fato de serem gays e não terem interesse sexual nelas. O texto começa citando uma entrevista do mês passado em que o apresentador Andy Cohen  constrangeu a cantora Nicky Minaj a ponto de ela encerrar o encontro. Primeiro ele perguntou quem tinha o maior pau da indústria musical, no que ela disse que só esteve com um homem na última década, antes, ele pediu para tirar um selfie com a bunda dela, ao qual ela educadamente se negou.
 
Vemos com frequência humoristas e personagens gays utilizando do sexismo na TV ou em espetáculos, como se houvesse alguma desculpa por se tratarem de homens travestidos ou gays assumidos. Do mesmo modo tratam as transexuais e travestis. 
 
Seria uma forma de auto afirmação machista que vemos os héteros fazerem e reproduzimos? A mulher não goza de sua dignidade e direitos em nossa sociedade, assim como os homossexuais e afins, então, qual a razão desta agressão pública “às rachas”, “às travas”, entre outros nomes muitos usam para tratar as mulheres em nosso meio? Seria uma forma de canalizar nos outros o estresse do preconceito que recebemos da sociedade? Se for, é algo absurdamente sem sentido.
 
Homens gays são homens, e não apenas o cavalheirismo lhes aplica com também o modo em que devem tratar mulheres. Não temos o direito de tocá-las ou menosprezá-las, nem as mulheres “héteras”, ou as transgêneros e nem as lésbicas.
 
Outro exemplo clássico deste bullying gay sobre as mulheres, conforme citou o texto do Eliel Cruz no site da Advocate, é a mania do gay dar opinião ou pitaco sobre a aparência das mulheres. Ora, elas se conhecem muito bem e esta autoridade sobre a beleza feminina é algo fantasioso, salvo aos profissionais da beleza, que mesmo assim devem ter limites em seus comentários. Veja se a profissional de beleza ou um homem hétero da área faz o que os gays fazem ao dizer que alguém precisa mudar algo em sua aparência, que a pessoa está feia ou gorda. Há limites, e apesar de muitas mulheres ficarem caladas, eles precisam ser estabelecidos e aprendidos.
 
Confira a discussão original aqui, em inglês. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS