Arquivo

Projeto Igualdade na Veia faz petição contra a proibição da doação de sangue por homossexuais

Redação Lado A 10 de Junho, 2015 09h28m

Pouca gente sabe mas quem fez sexo com pessoas do mesmo sexo nos últimos 12 meses não pode doar sangue no Brasil. Resquício de medidas que consideravam os homossexuais como grupo de risco por conta da contaminação do HIV, a medida tecnicamente é preconceituosa e discriminatória. Para chamar atenção ao tema, o Grupo Dignidade, de Curitiba, lançou o projeto Igualdade na Veia, que quer que a Anvisa reveja a normativa que causa a exclusão.
 
A campanha foi lançada na 19ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo neste final de semana e conta com um site e uma petição online.  O Igualdade na Veia questiona os critérios adotados para a doação de sangue e a Portaria nº 2712/2013 do Ministério da Saúde, que redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos e coloca os homossexuais na categoria de doadores “inaptos”, ainda que possuam parceiro fixo e façam sexo seguro.

“Essa proibição existe em mais de 50 países e não tem justificativa, a não ser a homofobia”, argumenta Toni Reis, do Grupo Dignidade. “Cada doador pode salvar até quadro vidas. Acabar com a restrição significaria mais gente doando, mais vidas salvas e menos filas para o recebimento de sangue”, afirma o militante que defende que os testes de qualidade do sangue doado podem garantir a qualidade do material coletado para doação.

“Apenas 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. Mas esse número poderia ser muito maior se uma parte da população, que já passa dos 6 milhões, não enfrentasse tantas barreiras para doar: os homossexuais”, diz o site oficial do projeto.
 

Participe e assine a petição no site do projeto: www.igualdadenaveia.com.br
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS