Arquivo

Curitibanos contam com PEP disponível 24h na UPA Matriz

Redação Lado A 01 de Outubro, 2015 17h16m

COMPARTILHAR

TAGS


A Profilaxia Pós Exposição é um protocolo para casos de risco de infecção pelo HIV para incidentes como rompimento do preservativo, acidentes com instrumentos perferocortantes e, principalmente, violência sexual. Tomando uma combinação de medicamentos após até 72 horas do momento da possível exposição, são diminuídos os riscos para a infecção pelo vírus HIV. O Sistema Único de Saúde Brasileiro garante o tratamento gratuito para pessoas que passaram por estes riscos e, em Curitiba, o PEP está disponível 24h na Unidade de Pronto Atendimento da Matriz, UPA Matriz, anexo ao Hospital das Clínicas.
 
O tratamento dura 30 dias e é a combinação de quatro medicamentos (ritonavir + atazanavir + tenefovir + lamivudina) em três comprimidos, uma vez ao dia. O tratamento só é disponibilizado quando há risco real de infecção, quando se desconhece a sorologia da outra pessoa. Se a outra pessoa for sabidamente soropositiva é desejável saber quais medicamentos ela utiliza para recombinar o PEP. Primeiramente, o paciente será submetido a teste rápido para o HIV e passará por consulta com um médico plantonista. Se confirmada a necessidade, o medicamento será retirado na farmácia do Hospital das Clínicas.
 
Outro local que disponibiliza o PEP é o Centro de Orientação e Aconselhamento, COA, onde há médicos disponíveis para receitar o PEP até as 15h. No local é possível tirar dúvidas com equipe especializada e fazer testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites. A vantagem de ir ao COA é que um infectologista fará o atendimento. O acompanhamento das pessoas submetidas ao PEP será feito pelo COA, onde também tem uma farmácia que disponibiliza o medicamento. 
 
A medicação tem efeitos colaterais variados, como o alto risco de sobrecarregar o fígado. Por isso, durante o tratamento não se deve ingerir qualquer outra droga, inclui-se bebidas alcóolicas. Uma dieta leve deve ser mantida para minimizar os efeitos colaterais. É importante a adesão fiel ao protocolo do PEP para que seu efeito seja garantido. O paciente submetido ao PEP deverá ainda monitorar a sua sorologia por 60 dias após o tratamento, com retestes mensais, e é indicado que não mantenha relações sexuais, principalmente desprotegidas, durante este período.
 
O PEP é uma forma de minimizar os riscos de infecção pelo HIV em casos de acidentes com a camisinha que não deve ser ignorada nem durante e nem depois do tratamento. Uma conquista enorme, agora disponível 24h na capital paranaense. Um direito seu que deve ser usado com responsabilidade.

UPA MATRIZ – Rua General Carneiro, 181 – Alto da Glória – Curitiba/PR – Alto da Glória, Matriz, Curitiba – VER MAPA

COA – Rua do Rosário,144 – 6º andar – Centro (Largo da Ordem) – Telefone (41) 3321-2781 – VER MAPA

Se você não tem pressa e quer fazer o teste de HIV, gratuito, em casa, clique aqui.

 

 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS