O querido Fabrício Viana nos enviou seus livros autografados (“O Armário” a gente já possuía), para que fizéssemos a leitura e decidimos fazer a resenha de seu quarto livro, “Theus – Do fogo à busca de si mesmo”, já em sua terceira edição. O autor é fundador da Editora Orgástica, militante e psicólogo. Amigo nosso desde antes da criação da Lado A.
“Theus” fala da saga de Júnior, um gay do interior de Minas Gerais que descobre seu tesão por outros rapazes. A auto descoberta o leva a situações dramáticas, como quando seu pai, um pequeno agricultor batalhador, o pega instantes antes de fazer sexo pela primeira vez e o manda para uma fazenda evangélica de “cura gay”. A perda da inocência, a briga com os pais e a nova vida em São Paulo são contadas no livro que tem reviravoltas interessantes. Vários cenários e personalidades conhecidas são citadas na história, aumentando a sua idéia de realidade, apesar de ser uma ficção.
Psicologia, aceitação, relacionamento, amor platônico, são alguns dos temas abordados com maestria pelo autor. A trama e o desfecho são surpreendentes e é fácil se identificar com os dramas da vida de Junior. Apesar das situações intensas e sofrimento do personagem, ao final é possível perceber que Junior, ou Theus, nos amadurece, pois crescemos com suas experiências e pontos de vista do autor.
O livro questiona, debate, instiga a pensar, só por isso já valeria a pena a leitura. Gostoso de se ler, cheio de informações e dados culturais. O enredo é super interessante e o leitor se prende ao personagem, torce por ele, mesmo que nada pareça dar certo até o final.
Para saber mais do autor e comprar seus livros, clique aqui.