O universo do design é incrível. Seus profissionais são especializados em desenvolver produtos que facilitem a vida das pessoas. Além da utilidade e conforto, a estética é um dos pontos que mais se destacam no projeto de design de um novo produto. Alguns ítens se tornam clássicos por diversos motivos e seus preços podem ficar bem acima dos outros no mercado. Felizmente ou infelizmente, hoje há diversas peças similares no mercado. Separamos alguns destes clássicos e suas histórias para você conhecer.
Cadeira Barcelona
A Cadeira Barcelona foi desenvolvida por Mies Van der Rohe para ser exposta no Pavilhão Alemão da Feira Internacional de Barcelona, em 1929. Ainda hoje é uma das peças mais apreciadas por designers de produto, ela é composta, basicamente, pelas duas partes: o encosto e apoio para pés.
,
Poltrona Mole
Na década de 50, a maioria dos projetos tinha conceitos minimalistas. A Poltrona Mole foi criada em 1957 por Sérgio Rodrigues, brasileiro. Ela ficou por mais de um ano na vitrine sem atrair a atenção de compradores. Entretanto, ao participar de um concurso na Itália, o arquiteto ganhou o prêmio e teve seu projeto produzido por uma empresa italiana.
Poltrona LC2 Le Corbusier
No formato cúbico, a LC2 proporciona grande conforto para quem experimenta a cadeira. Ela surgiu em 1928, a partir dos estudos sobre o metal tubular feito pelos arquitetos Le Corbusier, P. Jeanneret e C. Perriand. A poltrona faz parte de uma série chamada Grand Confort.
Cadeira Panton
Fabricada em plástico injetado, ela foi desenvolvida em 1967 e, na época, representou o auge do design modernista. As primeiras ideias surgiram com Verner Panton, como o seu formato em S e seu visual atemporal. Nos anos 60, era produzida em diversas cores. Hoje em dia, apenas em vermelho, preto e branco.
Lustre Baccarat
Os lustres com cristais Baccarat tem presença obrigatória em cômodos de grandes palácios de monarcas europeus, sedes de grandes grifes. A marca francesa já conta com mais de 250 anos vendendo lustres de luxo para o mercado da elite mundial. Para reconhecer, uma das pequenas peças é sempre vermelha no mar de cristais esculpidos à mão.
Luminária Arco da Flos
Lançada em 1962, o projeto da luminária é de autoria dos irmãos italianos Achille e Pier Giacomo Castiglioni. O projeto surgiu para aliar a forma à função e iluminar mais do que apenas o centro do cômodo. Com a base em mármore Carrara branco ou negro e o corpo em aço inoxidável, é sinônimo de durabilidade e personalidade.
Cadeira Eames
O modelo icônico foi criado por Charles e Ray Eames, casal de designers que ganhou diversos prêmios no século XX.
Espremedor de Laranja Philippe Starck
Um produto que serve de exemplo pelo design que transcendeu o tempo. Criado em 1990 para a empresa italiana Alessi, por Philippe Starck, é divertido e surpreendente em seus resultados e reação de quem se depara com um.
Pedestal Table
Em 1956, Eero Saarinen desenvolveu a Pedestal Table, uma mesa minimalista circular confeccionada em mármore, alumínio e verniz de madeira.
Kone Chair
A cadeira em formato de cone é um dos modelos clássicos da Austrália no período pós-guerra. Projetado por Robert McLay, a peça é reverenciada com o melhor da tecnologia do lado Oriental do mundo.
Se quiser, diga a sua peça predileta e o porquê nos comentários.