Arquivo

Candidato gay usa Tinder e Grindr para fazer campanha nos EUA

Redação Lado A 01 de Março, 2016 18h05m

Como diria qualquer avó: “Essas pessoas não têm mais o que inventar, né?”. Pois sempre tem. As redes sociais, os aplicativos de relacionamento fazem parte dessa categoria, sempre foram a melhor forma para engajar com o seu público de seguidores. Quando se pensa em política, então, é a melhor forma de saber que suas propostas estão no caminho de atender suas demandas. O candidato democrata de 23 anos, Huey Rey Fischer está buscando apoio da juventude, principalmente estudantes da Universidade do Texas, para sua campanha de eleição para representar o Distrito 49 no estado do Texas. 
 
Queer, vegetariano, latino e progressista, o jovem e seus marketeiros encontraram o seu público no campus da Universidade do Texas. E qual a melhor forma de alcançá-los se não através dos aplicativos que eles usam diariamente, como o Tinder e o Grindr? Lá, ele consegue um engajamento direto através de mensagens trocadas com os futuros eleitores. Ele conta que a estratégia tem a ver também com a sua idade. “É um meio que meus oponentes nunca poderão usar. As pessoas, provavelmente, não vão se interessar em conversar com um cara de 45 anos que fica puxando papo com calouros dentro do campus. Nós imaginamos que seria uma forma divertida de angariar votos”, revela. 
 
Para isso, ele explica que há um celular no escritório central onde voluntários respondem as mensagens nos apps. Há limites de até onde as conversas podem ir, sem ultrapassar a barreira da pessoalidade, porque, afinal, o candidato já tem um namorado. Agora, vamos acompanhar as eleições para ver se a campanha deu certo, não é mesmo?
 
Marketing no Tinder
Essa não é a primeira estratégia do gênero. No Tinder, o programa Are You The One? Brasil, da MTV, também conta com um perfil, cujo principal objetivo é divulgar o lançamento do reality show de casais aqui no Brasil. Quem mora em Curitiba, certamente já deve ter se deparado com o perfil de um Igreja Inclusiva, informando sobre cultos e atraindo fieis. Já no Hornet, outro app gay, é capaz que você encontre um biólogo com um perfil que traz orientações e dados sobre doenças sexualmente transmissíveis. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS